Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e Bioquímica(UEFS) Citologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Mai 2018 26 15:34

(UEFS) Citologia

Mensagem não lida por danimedrado »

A figura abaixo ilustra um corte transversal de determinada célula juntamente com o detalhe de sua parede celular.
122.jpg
122.jpg (29.31 KiB) Exibido 1289 vezes
El relação ao padrão de organização da célula ilustrada, é possível considerar que
a) a presença de mitocôndrias no citoplasma caracteriza a célula como pertencente a um organismo animal aeróbio.
b) a diversidade de organelas no citoplasma foi uma inovação evolutiva associada a um aumento das funções exercidas pela célula, tal como o advento da fotossíntese e da respiração celular no mundo vivo.
c) a presença de um núcleo definido possibilitou que o organismo unicelular passasse a realizar a transcrição e a tradução do código genético de forma simultânea em um único compartimento.
d) esse padrão celular eucariótico permitiu uma maior eficiência na realização das funções metabólicas e favoreceu o desenvolvimento da pluricelularidade ao longo da evolução dos seres vivos.
e) a presença de um padrão procariótico garante ao organismo representado ser autótrofo e realizar reações de oxidação de matéria orgânica na obtenção de energia para atividades celulares.
Resposta

D
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu fiquei em dúvida entre as alternativas A, B e D.

Avatar do usuário

Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2018 26 16:21

Re: (UEFS) Citologia

Mensagem não lida por Liliana »

a) a presença de mitocôndrias no citoplasma caracteriza a célula como pertencente a um organismo animal aeróbio.
Incorreta, já que as plantas também possuem mitocôndrias e realizam respiração celular.

b) a diversidade de organelas no citoplasma foi uma inovação evolutiva associada a um aumento das funções exercidas pela célula, tal como o advento da fotossíntese e da respiração celular no mundo vivo.
Fiquei um bom tempo tentando encontrar um erro concreto nessa alternativa, já que no decorrer da evolução, os organismos aumentaram de complexidade. Acredito que o erro esteja em associar ESSA imagem com o advento da fotossíntese e respiração celular. Se você for levar em conta os primeiros seres vivos, na época em que só existia oceanos, e daí surgiram os coacervados, etc, acredita-se que esses coacervados sofreram mutações, originando o material genético, e que daí surgiu o primeiro ser vivo muitíssimo simples, com capacidade de se reproduzir e de alimentar-se da "sopa orgânica" dos oceanos, o que não é condizente com uma célula especializada com núcleo, plasmodesmos, vacúolos, retículo endoplasmático... Acredito que essa célula é muito evoluída para o ÍNÍCIO da fotossíntese e respiração celular no mundo.

d) esse padrão celular eucariótico permitiu uma maior eficiência na realização das funções metabólicas e favoreceu o desenvolvimento da pluricelularidade ao longo da evolução dos seres vivos.
Correta. Organismos eucarióticos tem maiores funções em suas células, se comparados a um procariótico, a exemplo de uma bactéria. Além disso, até onde eu sei, só existem pluricelulares eucarióticos. Nunca vi um procariótico pluricelular....

Espero ter ajudado =)

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”