Genética, Citologia e BioquímicaCélulas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mai 2018 23 22:13

Células

Mensagem não lida por danimedrado »

A vida moderna não poderia oferecer muitos dos serviços sem o uso do laser. Esse feixe de luz concentrada, que se propaga em uma mesma direção, por meio de ondas de comprimento idêntico, com suas múltiplas funções, é, sem dúvida, a invenção mais impactante do mundo moderno.
Na medicina, ele corta (com muita precisão e pouco sangue) músculos, pele e ossos e é a principal indicação para 95% das terapias antienvelhecimento - da remoção de manchas ao aumento da produção de colágeno.
Estimula a renovação celular e pode ser capaz de diagnosticar lesões na retina.
I. O aumento da produção de colágeno pelo laser exemplifica um evento molecular, expresso na relação genes-ambiente, em células especializadas.
II. As células que integram os músculos, pele e ossos de um organismo compartilham genes sendo, por isso, indiferenciadas entre si.
III. A renovação celular é consequência da multiplicação de células altamente especializadas por um processo que reduz a capacidade de diferenciação.
Sobre o comportamento celular discutido no texto, pode-se inferir:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) I, II e III
e) Há apenas uma afirmação correta.
Resposta

E
Alguém pode me auxiliar nessa questão?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 24 09:30

Re: Células

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. Somente a primeira proposta está correta. O laser induz a morte de células e a multiplicação destas, o que resultará na renovação celular, com o surgimento de células jovens.

A segunda proposição está errada, pois, mesmo que a carga genética seja a mesma, houve a diferenciação celular entre os diversos tecidos (e suas células).

Por fim, tem-se a terceira proposição, que já foi parcialmente justificada em argumentos supracitados, porém, novamente comento que a renovação celular é a indução da morte de células velhas para o surgimento das mais novas (que surgiram por meio da divisão celular. Deve-se atentar que, com o passar do envelhecimento, o nível de multiplicação celular se reduz, o que resulta no envelhecimento; o encurtamento dos telômeros é outro causador/resultante do envelhecimento). Sua diferenciação ocorre no processo embrionário, logo, a multiplicação celular não modifica esse fenômeno.

Última edição: Sypru (Qui 24 Mai, 2018 09:41). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”