Genética, Citologia e BioquímicaCitologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mai 2018 23 17:02

Citologia

Mensagem não lida por danimedrado »

Milhares de atratores luminosos ou bastões de luz (lightsticks) são descartados na costa brasileira por navios que utilizam a técnica de pesca conhecida como espinhel - linha resistente com grande quantidade de anzóis enfileirados. Os atratores são bastões de plástico transparente que contêm um líquido oleoso colorido cujos componentes são perigosos para muitos organismos, inclusive o do ser humano.
A exposição de células em cultura a esse óleo causou alterações em proteínas e no material genético (DNA), prejudicou funções celulares e levou parte delas à morte.
A curiosidade e a luta pela sobrevivência levaram pescadores e catadores de lixo a "inventar" novos usos para esse material, como formicida, óleo para bronzeamento ou massagem e remédio para dores nas juntas, inflamações e vitiligo. Essas práticas trazem vários riscos à saúde dos usuários, já que o líquido dos bastões, além de tóxico para as células e o DNA, pode provocar alergias e mutações. O uso do conteúdo dos atratores luminosos como bronzeador pode levar a processos inflamatórios e a envelhecimento precoce e a desenvolvimento de câncer de pele, incluindo o temido melanoma. A exposição de células do fígado (mantidas em cultura) a um volume mínimo (0,25 microlitro) do líquido extraído de atratores luminosos usados, dissolvido em 20 mililitros do meio de cultura, levou 20% dessas células à morte após 16 horas.
A análise do comportamento dos constituintes dos atratores luminosos, inclusive das suas repercussões na vida nos níveis celular e molecular, permite afirmar:
01) As funções celulares são prejudicadas porque resíduos tóxicos impedem a ocorrência simultânea dos processos de transcrição e tradução inerente à célula eucariótica.
02) Hepatócitos e células epiteliais evidenciam em suas características específicas a expressão de todo o genoma, uma vez que se originam de uma mesma célula-ovo por processos de multiplicação e diferenciação.
03) Mutações presentes em gametas de indivíduos submetidos à contaminação decorrente dos atratores podem ser transmitidas à descendência, mas não se manifestam nas células adultas devido à perda seletiva de genes em processo de especialização.
04) A reprodução das células epiteliais, que pode ocasionar a formação de tumores, está subordinada a estrutura tubular citoplasmática - uma aquisição evolutiva do padrão celular eucariótico.
05) Ciclos curtos e alta capacidade mitótica são características inerentes a células especialistas, como hepatócitos e células epiteliais.
Resposta

04
Alguém pode me auxiliar nessa questão? Não entendi a alternativa correta.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 24 08:30

Re: Citologia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. A proposição 4 fala de dois assuntos distintos: no começo, diz-se que células epiteliais, quando em contato com a substância tóxica, apresenta a possibilidade de ocasionar tumores, o que, de fato, está explícito no texto; já a segunda parte fala a respeito da presença de centríolos (que controlam a distribuição dos cromossomos na divisão celular e, portanto, permite a perpetuação da mutação) nas células eucarióticas, o que é considerado uma aquisição evolutiva. Deve-se lembrar que as células procarióticas não possuem um núcleo individualizado.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”