Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e BioquímicaCitologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Mai 2018 23 17:02

Citologia

Mensagem não lida por danimedrado »

Milhares de atratores luminosos ou bastões de luz (lightsticks) são descartados na costa brasileira por navios que utilizam a técnica de pesca conhecida como espinhel - linha resistente com grande quantidade de anzóis enfileirados. Os atratores são bastões de plástico transparente que contêm um líquido oleoso colorido cujos componentes são perigosos para muitos organismos, inclusive o do ser humano.
A exposição de células em cultura a esse óleo causou alterações em proteínas e no material genético (DNA), prejudicou funções celulares e levou parte delas à morte.
A curiosidade e a luta pela sobrevivência levaram pescadores e catadores de lixo a "inventar" novos usos para esse material, como formicida, óleo para bronzeamento ou massagem e remédio para dores nas juntas, inflamações e vitiligo. Essas práticas trazem vários riscos à saúde dos usuários, já que o líquido dos bastões, além de tóxico para as células e o DNA, pode provocar alergias e mutações. O uso do conteúdo dos atratores luminosos como bronzeador pode levar a processos inflamatórios e a envelhecimento precoce e a desenvolvimento de câncer de pele, incluindo o temido melanoma. A exposição de células do fígado (mantidas em cultura) a um volume mínimo (0,25 microlitro) do líquido extraído de atratores luminosos usados, dissolvido em 20 mililitros do meio de cultura, levou 20% dessas células à morte após 16 horas.
A análise do comportamento dos constituintes dos atratores luminosos, inclusive das suas repercussões na vida nos níveis celular e molecular, permite afirmar:
01) As funções celulares são prejudicadas porque resíduos tóxicos impedem a ocorrência simultânea dos processos de transcrição e tradução inerente à célula eucariótica.
02) Hepatócitos e células epiteliais evidenciam em suas características específicas a expressão de todo o genoma, uma vez que se originam de uma mesma célula-ovo por processos de multiplicação e diferenciação.
03) Mutações presentes em gametas de indivíduos submetidos à contaminação decorrente dos atratores podem ser transmitidas à descendência, mas não se manifestam nas células adultas devido à perda seletiva de genes em processo de especialização.
04) A reprodução das células epiteliais, que pode ocasionar a formação de tumores, está subordinada a estrutura tubular citoplasmática - uma aquisição evolutiva do padrão celular eucariótico.
05) Ciclos curtos e alta capacidade mitótica são características inerentes a células especialistas, como hepatócitos e células epiteliais.
Resposta

04
Alguém pode me auxiliar nessa questão? Não entendi a alternativa correta.

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Mai 2018 24 08:30

Re: Citologia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. A proposição 4 fala de dois assuntos distintos: no começo, diz-se que células epiteliais, quando em contato com a substância tóxica, apresenta a possibilidade de ocasionar tumores, o que, de fato, está explícito no texto; já a segunda parte fala a respeito da presença de centríolos (que controlam a distribuição dos cromossomos na divisão celular e, portanto, permite a perpetuação da mutação) nas células eucarióticas, o que é considerado uma aquisição evolutiva. Deve-se lembrar que as células procarióticas não possuem um núcleo individualizado.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”