Genética, Citologia e Bioquímica(ESFCEX) Moléculas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20876)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 17 10:36

(ESFCEX) Moléculas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20876) »

Sobre as características intrínsecas das moléculas constituintes dos sistemas biológicos, analise as proposições, coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As biomoléculas são constituídas de elementos químicos que integram a matéria não viva.

( ) A estrutura química e a organização das biomoléculas conferem propriedades especiais que as distinguem da matéria não viva.

( ) Uma característica fundamental das biomoléculas é sua plasticidade, expressa em diferentes funções a partir de arranjos moleculares distintos.

a) V – V – V.
b) V – F – V.
c) F – F – V.
d) F – V – F.
e) F – F – F.
Resposta

A. Eu pensei que era a letra 'D'




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 17 10:55

Re: (ESFCEX) Moléculas

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, esta questão remete a uma interpretação de texto e um pouco, bem pouco, conhecimento da matéria.
A primeira proposição diz que os mesmos eles que compõe a matéria viva (biomoléculas) TAMBÉM compõe a matéria não viva, o que, de fato, é verdade. Um exemplo disso, é o magnésio. Pode ser tanto um mineral encontrado na natureza como também um elemento importantíssimo na clorofila, ou seja, integrante da célula vegetal. O exemplo mais clássico é do próprio carbono, que é a base para a estrutura química de quaisquer composto orgânico, porém, também é encontrado na forma de gás carbônico (CO2), ácidos, etc, os quais predominam as propriedades inorgânicas.

Já na segunda proposição, como tu já acertaste e deves ter compreendido, a estrutura e organização são os fatores que fazem com que haja a diferenciação entre as propriedades das duas matérias, as orgânicas e as inorgânicas.
Por fim, a última proposição é a única que exige um conhecimento prévio mais aprofundado: plasticidade é, basicamente, a especificação (irreversível) das células. A partir dessa especialização, as células terão funções específicas e, eventualmente, constituir tecidos com trabalhos específicos.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”