Genética, Citologia e Bioquímica(PUC - MG 2015) Bioquímica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Abr 2018 24 12:19

(PUC - MG 2015) Bioquímica

Mensagem não lida por danimedrado »

A anemia é uma doença que atinge inúmeras pessoas em todo o mundo, mesmo em países desenvolvidos, trazendo fadigas e diminuição do desempenho físico e cognitivo. O esquema a seguir destaca alguns fatores envolvidos direta ou indiretamente na eritropoiese.

No esquema E.P.O. (eritropoietina) é um hormônio produzido e liberado em resposta a baixos teores de oxigênio no sangue que passa pelos rins.
Apresentação1.jpg
Apresentação1.jpg (57.22 KiB) Exibido 3958 vezes
De acordo com o esquema e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Uma das vitaminas mostradas acima é necessária para a síntese de DNA e RNA e sua deficiência tem profundo efeito na eritropoiese.
b) A anemia perniciosa surge em consequência de deficiência de uma vitamina necessária para a absorção de ferro pelo organismo.
c) Doença renal crônica pode acarretar anemia, que pode ser corrigida pela administração de E.P.O. recombinante.
d) Três dos fatores mostrados acima estão envolvidos com a síntese do grupo prostético da hemoglobina.
Resposta

Letra B
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu queria saber por que as letras a, c e d são verdadeiras.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 28 17:43

Re: (PUC - MG 2015) Bioquímica

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, aqui nessa questão, o nível de conhecimento para responder o porquê das outras três alternativas estão corretas é de um nível muito aprofundado, PORÉM... Para responder qual das alternativas está errada, não é necessário saber nada disso, a questão é uma pegadinha. Muitos brasileiros - indivíduos no geral - confundem a anemia com a deficiência de ferro, o que não é verdade. A anemia é a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue. Indo em direção aposta ao conhecimento leigo, tu poderias responder como incorreta a B só tendo esse conhecimento básico xD.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”