Genética, Citologia e Bioquímica(UECE) Bioquímica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 17 20:46

(UECE) Bioquímica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Todos os seres vivos necessitam de energia para viver e para isso realizam processos metabólicos variados. Enquanto organismos mais complexos realizam respiração aeróbica para obter energia, alguns microrganismos, como bactérias e fungos, utilizam a fermentação. Com relação aos processos existentes no mundo vivo para a obtenção de energia, analise as afirmativas a seguir.

I. A glicose é o combustível inicial tanto da respiração quanto da fermentação.

II. Os vegetais fazem fotossíntese durante o dia e respiram apenas à noite.

III. As leveduras fermentam açúcares para produzir ácido lático.

IV. Como os microrganismos precisam se multiplicar com rapidez, realizam fermentação, processo mais eficiente com relação ao balanço energético do que a respiração aeróbia, pois é mais rápido.

É correto o que se afirma em
a) I, II e IV, apenas.
b) I, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) III, apenas.
Resposta

Letra 'B'
Alguém poderia responder cada uma, pf?




Avatar do usuário
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: Seg 03 Jul, 2017 21:37
Última visita: 22-01-24
Abr 2018 18 08:57

Re: (UECE) Bioquímica

Mensagem não lida por Lucabral »

Olá,
I)(correta). Na respiração celular,o principal glicídio degradado para a obtenção de energia é a glicose,em um processo de oxidação em que o oxigênio irá atuar como agente oxidante: [tex3]C6H12O6+ 6O2\rightarrow 6CO2 + 6H2O[/tex3] . Na fermentação,a glicose será a precursora do ácido pirúvico,molécula que irá se transformar nos produtos de cada tipo de fermentação.

II)(Incorreta) A fotossíntese só ocorre durante o dia,pois depende diretamente da absorção de energia luminosa,mas a respiração ocorre durante o dia e de noite,isto é,a planta realiza respiração celular,consumindo oxigênio o tempo todo.O que ocorre é que durante o dia,quando há bastante luz, a produção de oxigênio é geralmente maior do que a quantidade de oxigênio empregada na respiração .

III) (Incorreto) Leveduras são organismos anaeróbicos facultativos,ou seja podem viver tanto na presença quanto na ausência de oxigênio.Logo,faz fermentação (processo anaeróbio de produção de ATP a partir da degradação de moléculas orgânicas). Contudo,veja que o tipo de fermentação que a levedura realiza é a alcoólica. Lembre-se que quem faz fermentação lática são os lactobacilos (bactérias que fermentam o leite) e as nossas células musculares.

IV) (Incorreto) O rendimento energético da fermentação é bem inferior ao da respiração celular. Na fermentação,a glicose é degradada em substâncias mais simples, como o ácido lático (fermentação lática) e o álcool etílico (fermentação alcoólica).



-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”