Genética, Citologia e BioquímicaGenética - X Olimpíada Brasileira de Biologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Gabrielle3G
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Dom 15 Abr, 2018 15:52
Última visita: 11-03-21
Abr 2018 18 10:13

Genética - X Olimpíada Brasileira de Biologia

Mensagem não lida por Gabrielle3G »

X Olimpíada Brasileira de Biologia - 1° fase

O texto abaixo descreve bioquimicamente as diferenças observadas por Mendel quanto à forma da semente. Analise o texto e responda:

O alelo A que codifica a semente lisa, é um fragmento de DNA com 3,3 mil pares de bases que codifica a enzima SBE-1 (starch-branching enzyme ou enzima ramificadora do amido). O alelo a que codifica a semente rugosa, é um fragmento de DNA com uma inserção de 800 pares de bases, portanto o gene possui 4,1 mil pares de bases e a enzima SBE-1 produzida não é funcional. Assim, não há produção de amido ramificado, levando a um maior acumulo de água, e quando a semente seca torna-se rugosa.
Supondo que os fragmentos de DNA descritos correspondem a éxons (segmentos ativos) espera-se que as enzimas codificadas pelos genes A e a, contenham, respectivamente, o seguinte número aproximado de aminoácidos:
a) 1.100; 267
b) 1.100; 4.100
c) 2.200; 2734
d) 9.900; 12.300
e) 1.100; 1367
Resposta

Alternativa E

Última edição: Gabrielle3G (Dom 15 Abr, 2018 16:08). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 28 18:35

Re: Genética - X Olimpíada Brasileira de Biologia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, essa é uma questão bem simples. A cada trio de bases nitrogenadas, nucleotídeos, é formado um códon e cada códon é decodificado por um anticódon que decodifica um único aminoácido. Logo, 3,3 mil pares (lembre-se de que o DNA é um fita dupla, porém, o RNA mensageiro é uma fita simples, logo, somente um fita desse DNA é transcrito) de bases nitrogenadas decodificaram 1 100 aminoácidos (A) e 4,1 mil pares de base decodificaram um número aproximado de 1367 (a).



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”