Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e Bioquímica(PUC RJ) Transporte de Substâncias Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: 14 Out 2017, 11:58
Última visita: 10-05-19
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 90 vezes
Mar 2018 26 23:52

(PUC RJ) Transporte de Substâncias

Mensagem não lida por Liss15 »

Gente, estou com uma questão novamente de gráfico rs
E minha dúvida é: porque a curva II não poderia ser osmose? Se após certo momento o sistema tende ao equilíbrio, sendo assim constante. :?
Realmente não estou entendendo o gabarito.
Agradeço desde já a ajuda.

O gráfico abaixo representa a entrada, sem gasto de energia, da substância “X” em uma célula, em função da concentração desta substância no meio externo.
Citologia-3338.jpg
Citologia-3338.jpg (7.86 KiB) Exibido 8871 vezes
Com base nesse gráfico, as curvas I e II representam, respectivamente, um processo de:

a)transporte ativo e osmose.
b)difusão facilitada e osmose.
c)osmose e difusão facilitada.
d)osmose e transporte ativo.
e)transporte ativo e difusão facilitada.
Resposta

C

"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt
Avatar do usuário

MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Mar 2018 27 08:47

Re: (PUC RJ) Transporte de Substâncias

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Se a célula é hipertônica em relação ao solvente X (Por ser osmose devemos interpretar assim) o solvente vai difundir até rompe-la. Adicionando mais solvente o processo é intensificado. Imagine um célula humana em 10 ml de água pura e depois imagine em 10 litros de água pura.
Já a difusão facilitada envolve um bom-senso, as permeases capturam aquilo que a célula necessita, não tem muito haver com ter mais concentração de tal substância na parte extra-celular.
Acredito que é a melhor interpretação a ensino médio, visto que o examinador nem disse que tipo célula é e muito menos que substância é o X.

A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário

Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: 03 Jul 2017, 21:37
Última visita: 22-01-24
Agradeceu: 969 vezes
Agradeceram: 170 vezes
Mar 2018 27 09:00

Re: (PUC RJ) Transporte de Substâncias

Mensagem não lida por Lucabral »

MafIl10, Fiquei com uma dúvida.É correto supor X ser o soluto? Pois considerando assim, o gráfico 1 é uma função identidade,logo as concentração dentro e fora de X estão se igualando em cada ponto.Interpretei como se fosse a quantidade de soluto que não mudando,apenas a água vai passar (osmose) e mudar a concentração.
-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]
Avatar do usuário

MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: 16 Jul 2017, 10:25
Última visita: 05-04-24
Agradeceu: 434 vezes
Agradeceram: 871 vezes
Mar 2018 27 09:48

Re: (PUC RJ) Transporte de Substâncias

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Lucabral, não entendi bem sua dúvida. No caso da osmose ele se torna o solvente e no caso da difusão facilitada o soluto.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário

danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Mai 2018 28 14:28

Re: (PUC RJ) Transporte de Substâncias

Mensagem não lida por danimedrado »

Alguém poderia me explicar como interpreto esse gráfico? Por que refere-se ao meio extracelular e não ao intracelular? De que forma consigo identificar qual o tipo de transporte vendo a concentração do meio extracelular?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”