Genética, Citologia e BioquímicaReplicação do DNA Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mar 2018 14 10:26

Replicação do DNA

Mensagem não lida por danimedrado »

Uma propriedade indispensável do material genético é sua habilidade de fazer cópias exatas de si mesmo. Como Watson e Crick inicialmente observaram, o mecanismo através do qual o DNA se replica está implícito na estrutura que se caracteriza por apresentar:
Sem título.jpg
Sem título.jpg (96.71 KiB) Exibido 1091 vezes
I. Capacidade de replicar-se através de sítios que aceleram o processo.
II. Duplicação subordinada a fatores de crescimento que ativam proteínas específicas, as ciclinas.
III. Emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que possibilita a formação de cópias, perpetuando, assim, a vida.
IV. Capacidade de transformação nos vários tipos de RNA para orientar a síntese proteica.
V. Função informacional, preservando o padrão genético da espécie e o metabolismo celular através do RNA.

Foi cometido um erro apenas em:
a) Uma das proposições.
b) Quatro proposições.
c) Duas proposições.
d) Nenhuma das proposições.
e) Três proposições.
Resposta

Letra A
Alguém poderia, por favor, me auxiliar nessa questão? Eu marquei letra B, pois considerei falsas a I, II, IV e V.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 28 18:50

Re: Replicação do DNA

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, somente a proposição IV está errada. Mostrar-te-ei o que está certo nas outras alternativas em uma linguagem mais simples:
I - O DNA é duplicado em meio a enzimas que aceleram esse processo;
II - As ciclinas são substâncias que ativam determinadas enzimas dependentes no ciclo celular e torna possível a duplicação do ácido desoxirribonucleico (DNA);
III - É aquele aparelhamento básico: Citosina com Guanina e Adenina com Timina (C-G e A-T) e vice versa. Isso possibilita a sua duplicação, já que cada base nitrogenada apenas se emparelha com outra especifica;
IV - O DNA não se transforma em nenhum tipo de RNA, ele apenas possui mecanismos para sintetizar todos os tipos. Por isso, tal proposição está incorreta;
V - Atrás da transcrição e tradução, funções exercidas por tipos de RNA, é possível preservar o padrão genético informado (função informacional) da espécie.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”