Genética, Citologia e BioquímicaÁcidos nucleicos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mar 2018 06 16:11

Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por danimedrado »

O Dogma Central da Biologia Molecular, postulado por Francis Crick, aborda o fluxo da informação genética: o DNA codifica a produção de RNA, e o RNA codifica a produção de uma proteína, mas o contrário não é possível. Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética segue o seguinte sentido: DNA [tex3]\rightarrow [/tex3] RNA [tex3]\rightarrow [/tex3] PROTEÍNA. Entretanto novas descobertas da ciência levaram a novas interpretações desse Dogma. Considerando-se os conhecimentos de Biologia Molecular e essas informações, pode-se concluir:
1) A expressão de um gene depende da sua transcrição em uma molécula de proteína.
2) Alguns genes são expressos na forma de uma molécula de RNA, nesses casos não ocorre tradução e, consequentemente, a formação de uma proteína.
3) Em células eucarióticas, o RNA mensageiro é formado a partir da informação contida na molécula de DNA e, logo após o término da transcrição, está pronto para ser traduzido.
4) Células do fígado e do intestino de um mesmo indivíduo produzem proteínas diferentes porque apresentam, no seu DNA, um conjunto de genes diferentes.
5) A expressão da sua informação genética de eucariotos depende da atuação do RNA transportador, molécula responsável pela condução do RNA mensageiro ao núcleo - onde foi produzido - para o citoplasma - onde será traduzido.

Alguém poderia me auxiliar a encontrar a resposta? Eu marquei a alternativa 1.




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Mar 2018 07 08:49

Re: Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá dani,

1) Não é transcrição em molécula de proteína, e sim tradução. Então está errada.
2) O gene se expressa não na forma do RNA, mas o RNA ajuda na expressão. A expressão ocorre após a produção das proteínas, que farão com que o gene apareça no fenótipo. Errada.
3) Certo. Você tem a transcrição, que é a produção do RNA à partir do DNA e a tradução, que é a produção das proteínas com o sequenciamento das trincas com o uso do códon e anti-códon. A tradução ocorre após a transcrição.
4) Errado. Os genes são iguais, o que muda é a sequência das trincas e muitas vezes, a quantidade de aminoácidos.
5) Errado. O RNAt não conduz o RNAm e o RNAm não vai para o núcleo, mas sai do núcleo e vai para o citoplasma após a transcrição.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: Seg 03 Jul, 2017 21:37
Última visita: 22-01-24
Mar 2018 08 10:49

Re: Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por Lucabral »

Brunoranery, Aproveitando o tópico,tenho uma dúvida antiga:qual a necessidade da formação de anti-códons?


-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Mar 2018 08 11:11

Re: Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Lucabral escreveu:
Qui 08 Mar, 2018 10:49
Brunoranery, Aproveitando o tópico,tenho uma dúvida antiga:qual a necessidade da formação de anti-códons?
Se unir com os códons e formar as trincas para sequenciá-las e dar origem às proteínas. O porquê exatamente não sei te dizer, mas talvez, seres com essa configuração obtiveram maior sucesso evolutivo pela seleção natural.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mar 2018 15 09:46

Re: Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por danimedrado »

Bruno, em relação a essa questão, acho que a 3 está errada. Após a transcrição, a molécula de RNA precisa passar por um processo de maturação antes de ser traduzido. Os íntrons são removidos, ficando apenas com os éxons.
Acho que a 2 está correta, pois genes são expressos na forma de RNA mensageiro, ribossômico e transportador, não necessariamente tendo sido formadas proteínas para isso.
Pelo menos pensei dessa forma, o que você acha?



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Mar 2018 15 11:21

Re: Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por Brunoranery »

Realmente. A correta então é a 2. Imaginei a expressão gênica como uma expressão fenotípica, gerada a partir da tradução. Obrigado pela observação. :D


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Mar 2018 15 14:17

Re: Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Todos os RNA do nosso corpo são produzidos, expressos através dos genes. Ex: RNA ribossômico, a parte dos genes que contém a informação para sua produção é denominada de "organizadores do nucléolo".



A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Uss - Ácidos Nucleicos
    por nickolasm » » em Pré-Vestibular
    0 Respostas
    717 Exibições
    Última msg por nickolasm
  • Nova mensagem Química inorgânica: Ácidos e Bases
    por inguz » » em Química Geral
    2 Respostas
    836 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (PUC-Campinas-SP)- Ácidos e Bases
    por inguz » » em Química Geral
    3 Respostas
    1159 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem ácidos
    por Mariana0423 » » em Química Geral
    2 Respostas
    487 Exibições
    Última msg por Mariana0423
  • Nova mensagem Ordem crescente de ácidos carbonílicos frente ao nucleofilo
    por fab12 » » em Química Orgânica
    1 Respostas
    784 Exibições
    Última msg por Jigsaw

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”