Genética, Citologia e BioquímicaEnem 2010 - Metabolismo Energético Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Mar 2018 03 23:53

Enem 2010 - Metabolismo Energético

Mensagem não lida por Liss15 »

Gente, porque não poderia ser a letra A?
Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loriciferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.


Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricíferos?

a)S e CH4
b)S e NO3-
c)H2 e NO3-
d)CO2 e CH4
e)H2 e CO2
Resposta

B



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
scientist
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Sex 02 Mar, 2018 13:37
Última visita: 11-06-18
Localização: Santa Catarina
Mar 2018 04 08:36

Re: Enem 2010 - Metabolismo Energético

Mensagem não lida por scientist »

Bom dia,

Até onde eu sei o CH4 é o produto do processo anaeróbio das bactérias e não o reagente. Diferentemente do S e do NO3-



per ardua ad astra

Avatar do usuário
Literária
Pleno
Mensagens: 62
Registrado em: Sex 19 Fev, 2021 18:14
Última visita: 26-02-24
Mar 2023 31 09:39

Re: Enem 2010 - Metabolismo Energético

Mensagem não lida por Literária »

Olá, tenho outra dúvida em relação a essa questão. Como ele vai fazer a cadeia respiratória se ele não apresenta mitocôndrias, será que ele usa mesossomos, ou algo parecido, assim como bactérias??

Outra coisa: no caso dessa questão para substituir o Oxigênio eu teria que achar alguém que tem eletronegatividade próxima? sendo assim seria o N e S?
Anexos
escala_de_eletronegatividade.png
escala_de_eletronegatividade.png (31.39 KiB) Exibido 692 vezes




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”