Genética, Citologia e Bioquímica(Enem) Hipótese da Endossimbiose Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Fev 2018 16 17:18

(Enem) Hipótese da Endossimbiose

Mensagem não lida por Liliana »

Segundo a teoria evolutiva mais aceita hoje, as mitocôndrias, organelas celulares responsáveis pela produção de ATP em células eucariotas, assim como os cloroplastos, teriam sido originados de procariontes ancestrais que foram incorporados por células mais complexas. Uma característica da mitocôndria que sustenta essa teoria é a:
a) capacidade de produzir moléculas de ATP.
b) presença de parede celular semelhante à de procariontes.
c) presença de membranas envolvendo e separando a matriz mitocondrial do citoplasma.
d) capacidade de autoduplicação dada por DNA circular próprio semelhante ao bacteriano.
e) presença de um sistema enzimático eficiente às reações químicas do metabolismo aeróbio.
Resposta

Resposta: letra d).
Mas por que a capacidade de se autoduplicar é o que sustenta a teoria?? Se fosse a presença de DNA circular assim como as bactérias, eu até concordaria...
Pensei que fosse a c), já que a membrana externa da mitocôndria corresponderia a do eucarionte, e a membrana interna,a da bactéria incorporada. E também por que agora pouco resolvi uma questão que fazia a mesma pergunta praticamente, e a resposta correta era essa: membrana dupla: a interna seria da bactéria fagocitada e a externa, do envoltório da célula eucarionte.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 27 22:50

Re: (Enem) Hipótese da Endossimbiose

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, acho que tu entendeste equivocadamente o que está sendo dito na alternativa C. Nela, não está sendo referida a dupla membrana lipoproteica especial da mitocôndria e sim a membrana simples (e também lipoproteica) que reveste e individualiza todas as organelas citoplasmática, ou seja, na alternativa C só está sendo dito que a membrana externa da mitocôndria já seria um argumento para sustentar a teoria da endossimbiose, o que seria, de acordo com os fatos supracitados, um equívoco.

Para haver a autoduplicação, é necessário que haja a produção de proteínas próprias e de uma "central de operações", que seria o DNA circular, sendo este característico de células procariontes. A mitocôndria possui a capacidade de autoduplicar-se, porém, por estar em uma espécie de simbiose com a célula hospedeira, ela somente realiza o processo de duplicação na Interfase (isto é, no período entre duas duplicações celulares). Se ela não tivesse o DNA circular, sua capacidade de duplicação seria totalmente coordenada pelo DNA da célula principal, assim como as outras organelas, excetuando o cloroplasto, pelo menos motivo.

Última edição: Sypru (Sex 27 Abr, 2018 23:05). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”