Genética, Citologia e Bioquímica(PUC-MG) Meiose e mitose Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: Seg 03 Jul, 2017 21:37
Última visita: 22-01-24
Jan 2018 29 18:33

(PUC-MG) Meiose e mitose

Mensagem não lida por Lucabral »

(PUC-MG) Abaixo estão enunciados alguns processos biológicos relacionados das divisões celulares:

I. Regeneração e crescimento de indivíduos multicelulares.
II. Produção de gametas.
III. Divisão de células haploides.
IV. Ocorrência de mutações.
V. Possibilidade de recombinação cromossômica.
VI. Separação de cromossomos homólogos.

São processos comuns à mitose e à meiose:

a) II e IV, apenas.
b) IV e VI, apenas.
c) III, IV e VI.
d) I, IV e VI.
e) I, II, V e VI.
Resposta

A



-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]

Avatar do usuário
GirardModerno
2 - Nerd
Mensagens: 136
Registrado em: Dom 28 Mai, 2017 17:15
Última visita: 30-12-18
Jan 2018 29 19:47

Re: (PUC-MG) Meiose e mitose

Mensagem não lida por GirardModerno »

Boa noite,mutchatcha!
Seguinte, eu vou dar um explicada bem estilo RESUMÃO mesmo, aí qlqr dúvida em alguma questão específica tu dá um grito!
Mitose= está relacionada a regeneração e crescimento do indivíduo; pode ocorrer em células diploide e haploide(aqui também há a produção de gametas, é só lembrar dos ciclos das plantinhas em que ocorre a produção de gametas por mitose, que não me vem na mente agora,dê uma procurada rs); existência das cromátides irmãs no processo, que são as duas "perninhas" do cromossomo.
Meiose= está intimamente relacionada a produção de gametas; nela ocorre a recombinação gênica; não ocorre em células haploides; aqui além das cromátides irmãs, existe,também, os cromossomos homólogos, ou seja, os "irmãos".
OBS: mutação é um fenômeno que pode ocorrer em qualquer um dos dois processos.
A partir disso vê se encontra a resposta, valeu?! Se houver qualquer equívoco na explicação, dá um "tchum" aí e me perdoa! :oops:

Última edição: GirardModerno (Seg 29 Jan, 2018 19:49). Total de 1 vez.


"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"
- Stan Lee

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Jan 2018 29 20:55

Re: (PUC-MG) Meiose e mitose

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Não leve isso como uma discussão mas um debate em prol do conhecimente.
Tenho minhas dúvidas. Você pode comprovar o que disse por meio de textos ou algo científico? Porque tenho livros e video-aulas que fala que as alterações cromossômicas só ocorrem na meiose. É fácil perceber isso porque em G1 tem o ponto de restrição que se a célula detectar algum problema, a mitose não ocorre. Na metáfase tem outro ponto de checagem denominado ponto de restrição. O que quero dizer é que a própria célula não permite. Agora na meiose sim, tanto no crossing-over (troca de pedaços), como tamém é possível ocorrer um erro na distribuição dos cromossomos na citocinese II. Em relação a produzir gametas é outra coisa que nunca ouvi. Se pesquisar uma vídeo aula do Kenedy no youtube até cansa de ouvir, "Meus amores, é só na meiose que acontece a produção de gametas". Vale lembrar que na mitose se houver qualquer erro a célula por si própria entra em apoptose. Se eu estiver errado, fico grato pela correção.
Última edição: MatheusBorges (Seg 29 Jan, 2018 20:56). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
GirardModerno
2 - Nerd
Mensagens: 136
Registrado em: Dom 28 Mai, 2017 17:15
Última visita: 30-12-18
Jan 2018 29 22:00

Re: (PUC-MG) Meiose e mitose

Mensagem não lida por GirardModerno »

Boa noite,amigo!
Visto que o meu conhecimento do assunto é limitado, creio eu que esse seja o meio mais viável de explicação ;)
Você tem razão na primeira parte da "dúvida", mas o que seria essa alteração segundo esse link https://marilandabellini.files.wordpres ... lidade.pdf , dê uma olhada nesse também http://www.euquerobiologia.com.br/2013/ ... ricas.html , valeu?!
Já no segundo caso, se não me engano, no ciclo haplodiplobionte veremos que um adulto haploide (n) produz gametas por mitose, pode procurar aí na "internê", em livros você também achará!
Tchudo certo?! Perdoa se falei baboseiras...
Última edição: GirardModerno (Seg 29 Jan, 2018 22:41). Total de 3 vezes.


"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"
- Stan Lee

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: Seg 03 Jul, 2017 21:37
Última visita: 22-01-24
Jan 2018 29 23:41

Re: (PUC-MG) Meiose e mitose

Mensagem não lida por Lucabral »

MafIl10, Em relação a produzir gametas é outra coisa que nunca ouvi também. Encontrei uma resolução alternativa que o professor explicava o seguinte: "Produção de gametas (gametogênese) envolve o período germinativo (mitose), o período de crescimento (hipertrofia celular) e período de maturação (meiose). Dessa forma, a produção de gametas está relacionada com mitose e meiose. "


-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Fev 2018 02 15:08

Re: (PUC-MG) Meiose e mitose

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Lucabral, o GirardModerno, está correto. Tem uma exceção que ocorre em botânica. Os gametófitos haplóides n produzem produzem gametas também. Não cheguei nessa parte do conteúdo ainda e acabei dando pitaco errado :roll: . Sobre aos erros da mitose que apontei ou seja os pontos de restrição, eles valem para barrar mutações gênicas (e não numéricas). Então pode ocorrer. Obrigado GirardModerno!
Última edição: MatheusBorges (Sex 02 Fev, 2018 15:10). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Auto Excluído (ID:19954)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Fev 2018 02 15:37

Re: (PUC-MG) Meiose e mitose

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19954) »

Lucabral escreveu:
Seg 29 Jan, 2018 18:33
(PUC-MG) Abaixo estão enunciados alguns processos biológicos relacionados das divisões celulares:

I. Regeneração e crescimento de indivíduos multicelulares.
II. Produção de gametas.
III. Divisão de células haploides.
IV. Ocorrência de mutações.
V. Possibilidade de recombinação cromossômica.
VI. Separação de cromossomos homólogos.

São processos comuns à mitose e à meiose:

a) II e IV, apenas.
b) IV e VI, apenas.
c) III, IV e VI.
d) I, IV e VI.
e) I, II, V e VI.
Resposta

A
Não sei se observaram, mas a banca foi legal, pois se tu soubesse que a separação de cromossomos homólogos (VI) só ocorre na meiose I e não na mitose dava para eliminar a letra 'B,C,D,E'.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”