Genética, Citologia e BioquímicaProdução de bioetanol Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2017 09 19:59

Produção de bioetanol

Mensagem não lida por Liliana »

A engenheira de alimentos, Rosana Goldbeck, conseguiu identificar, em sua tese de doutorado, microrganismos silvestres isolados de frutos do Cerrado, entre os quais os Acremonium strictum, que sinalizam um potencial para o desenvolvimento de celulases (enzimas) empregadas na produção de álcool de segunda geração, que é o bioetanol, produzido a partir de diversas fontes de biomassa vegetal, preferencialmente para matérias-primas não destinadas ao consumo humano. As enzimas estudadas são capazes de degradar a celulose (um polímero) em glicose, que poderá ser posteriormente convertida em etanol.
“Esse processo é bastante recente”, situa a autora. “É uma inovação trabalhar com microrganismos engenharados (geneticamente modificados), a partir dos genes isolados e sequenciados de Acremonium strictum, cujo objetivo é fazer a sacaraficação e fermentação simultaneamente – degradar a celulose em glicose e depois convertê-la em etanol”.

Uma das grandes vantagens de se produzir o álcool de segunda geração é o fato de que:
(A) o bagaço resultante da produção do álcool de cana, até então descartado pelas usinas, passa a ser reaproveitado e a ter uma utilidade econômica.
(B) a produção do biocombustível não necessita da ampliação da área de cultivo de cana-de-açúcar.
(C) não se amplia o Efeito Estufa, já que no processo de produção do álcool celulósico não há liberação de gases estufa.
(D) a celulase liberada por esses microrganismos não atua sobre outros vegetais.
(E) a celulose, após ser hidrolisada, libera a frutose, uma macromolécula que libera mais combustível.

Qual o erro da (C)??
A produção desse etanol não é devido a ação de enzimas??
E para que haja a produção de biocombustível, é necessário, primeiramente, que haja a ampliação de áreas para o cultivo de cana, não??




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2017 09 21:41

Re: Produção de bioetanol

Mensagem não lida por Brunoranery »

Boa noite, Liliana.

B) Certo, se você utiliza a biomassa de vegetais já fixados no meio, não haverá um aumento dessa área de cultivo. Ele aproveita o que ja foi plantado. Ele pode muito bem plantar a cana e aproveitar a biomassa após o plantio

C) A celulose é uma molécula com vários átomos de carbono, o que há é a transformação de celulose em etanol. Com certeza deve ter algum resíduo nisso, se até na fermentação há CO2 eliminado. Fora que o próprio álcool depois é utilizado, geralmente, como combustível, e mesmo liberando menor quantidade de gases poluentes, ainda há essa liberação.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”