Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e BioquímicaHeredograma e Probabilidade para o Albinismo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Out 2017 02 19:36

Heredograma e Probabilidade para o Albinismo

Mensagem não lida por Liliana »

Na espécie humana, o albinismo oculocutâneo é uma alteração genética que afeta a pigmentação dos cabelos, pele e olhos. Essa condição pode ser determinada por um gene com herança autossômica recessiva.
O heredograma mostra uma família em que a condição está presente. O casal III 2 e III 3 está esperando um casal de gêmeos:
slm3.JPG
slm3.JPG (8.38 KiB) Exibido 5656 vezes
Considerando que, na população, uma em cada 50 pessoas (1/50) é heterozigótica para o albinismo, a probabilidade de que as duas crianças sejam albinas é:
(A)1/160.000
(B)1/90.000
(C)1/40.00
(D)1/200
(E)1/150

Avatar do usuário

Bira
1 - Trainee
Mensagens: 103
Registrado em: 25 Abr 2017, 22:36
Última visita: 10-05-20
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 70 vezes
Contato:
Out 2017 02 20:21

Re: Heredograma e Probabilidade para o Albinismo

Mensagem não lida por Bira »

Olá, é dito no enunciado que o albinismo é uma doença com herança autossômica recessiva, vamos trabalhar com "A" para o alelo dominante e "a" para o recessivo. Então veja pelo heredograma no cruzamento de II-2 com II-3 que necessariamente estes indivíduos serão heterozigotos, já que eles dão origem a um ser duplo recessivo aa (III-1).

Agora, vamos investigar o ser III-2, temos pelo heredograma que ele não é afetado pela doença, logo ele poderá ser AA ou Aa. Do cruzamento de dois seres heterozigotos (II-2 e II-3), temos que a probabilidade desse indivíduo vir a ser heterozigoto é de 2/3 (probabilidade condicional: ser heterozigoto dado que não manifesta a doença recessiva).

Então vamos analisar o ser III-3, a probabilidade de ele ser heterozigoto para a doença é 1/50 como o dito no enunciado. Ao haver o cruzamento de III-2 e III-3 a probabilidade de dar origem a um ser homozigoto é de 1/4 (já que estamos no cenário em que ambos são heterozigotos).

Vamos recapitular: a probabilidade de um filho ser homozigoto recessivo é: [tex3]p=\frac{2}{3}*\frac{1}{50}*\frac{1}{4}=\frac{1}{300}[/tex3] , mas queremos a condição em que o primeiro e o segundo filho são albinos, vale notar que são um casal de gêmeos, logo, bivitelinos e por isso podemos tratar como dois filhos "separados", então temos: [tex3]p=\frac{1}{300}*\frac{1}{300}=\frac{1}{90000}[/tex3] , espero que tenha te ajudado.

Editado pela última vez por Bira em 02 Out 2017, 20:47, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Out 2017 02 20:49

Re: Heredograma e Probabilidade para o Albinismo

Mensagem não lida por Liliana »

Pensando dessa forma, então a probabilidade de ambos os pais serem heterozigoto é de 1/75, e a probabilidade de cada filho ser homozigoto recessivo é 1/4, então por que eu não posso fazer [tex3]1/75*1/4*1/4[/tex3] ??
Sei que não tem essa alternativa, mas se fosse em uma prova dissertativa, eu faria assim, eu acho...
Avatar do usuário

Bira
1 - Trainee
Mensagens: 103
Registrado em: 25 Abr 2017, 22:36
Última visita: 10-05-20
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 70 vezes
Contato:
Out 2017 02 21:42

Re: Heredograma e Probabilidade para o Albinismo

Mensagem não lida por Bira »

Então, creio que seja um pouco confuso de entender, mas é que a diferença é muito sutil, creio que a diferença está em "que as crianças sejam albinas" ao invés de "darem origem a duas crianças albinas".
Talvez fique mais claro se analisarmos esses dois eventos ocorrendo de forma independente, imagine que os dois filhos já existem, ou seja, estamos analisando apenas a probabilidade deles surgirem com essa doença. Disso, nós calculamos a probabilidade de um filho ser homozigoto, que vai levar em consideração, a chance do pai e mãe serem heterozigotos e haver um cruzamento que resulte nesse genótipo recessivo, como foi visto é [tex3]\frac{1}{300}[/tex3] . A probabilidade do segundo filho ser recessivo é a mesma do primeiro, ela não é condicionada, por isso não podemos simplesmente multiplicar novamente por 1/4, porque antes de poder multiplicar novamente por esse valor, é necessário que haja todas aquelas outras condições satisfeitas.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Out 2017 03 09:46

Re: Heredograma e Probabilidade para o Albinismo

Mensagem não lida por Liliana »

Entendi!! Ficou bem claro agora. Obrigada!!! :D :D

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (UNB) Albinismo
    por Liliana » » em Genética, Citologia e Bioquímica
    1 Respostas
    3172 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:20809)
  • Nova mensagem Albinismo
    por isguedes » » em Genética, Citologia e Bioquímica
    2 Respostas
    954 Exibições
    Última mensagem por isguedes
  • Nova mensagem Heredograma
    por Carolinethz » » em Genética, Citologia e Bioquímica
    1 Respostas
    1796 Exibições
    Última mensagem por VemProPai
  • Nova mensagem Heredograma
    por Rory » » em Genética, Citologia e Bioquímica
    4 Respostas
    4713 Exibições
    Última mensagem por Juniorfisica
  • Nova mensagem (Fameca- 2014) Heredograma e Doença
    por Liliana » » em Genética, Citologia e Bioquímica
    2 Respostas
    1889 Exibições
    Última mensagem por Liliana

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”