Genética, Citologia e Bioquímica(UERJ) Gene mutante e aminoácidos diferentes

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 17 10:20

(UERJ) Gene mutante e aminoácidos diferentes

Mensagem não lida por Liliana »

As bases nitrogenadas, quando oxidadas, podem causar emparelhamento errôneo durante a replicação do DNA. Por exemplo, uma guanina oxidada (G*) pode passar a se emparelhar, durante a divisão celular, com timina (T) e não com citosina (C). Esse erro gera células mutadas, com uma adenina (A) onde deveria haver uma guanina (G) normal.

Considere uma célula bacteriana com quatro guaninas oxidadas em um trecho do gene que codifica determinada proteína, conforme mostra a sequência:
G*CG* - CCC - TG*T - ACG* - ATA

Ao final de certo tempo, essa célula, ao dividir-se, dá origem a uma população de bactérias mutantes. O número máximo de aminoácidos diferentes que poderão ser substituídos na proteína sintetizada por essas bactérias, a partir da sequência de DNA apresentada, é igual a:

a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3

Eu entendi que G*CG* vai formar ACA, TG*T vai formar TAT e ACG* vai formar ACA também, mas não entendi o sentido da pergunta pra dar esse resultado, já que pede o número de aminoácidos DIFERENTES

Última edição: Liliana (Qui 17 Ago, 2017 10:21). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 17 10:51

Re: (UERJ) Gene mutante e aminoácidos diferentes

Mensagem não lida por Brunoranery »

Bom dia!
Os aminoácidos formados dos conjuntos com Guanina oxidada serão referentes aos códons:
ACA, TAT e ACA, como tem 3 aminoácidos e 2 deles são iguais, serão formados 2 aminoácidos diferentes, com o acréscimo das Guaninas oxidadas.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 20 18:36

Re: (UERJ) Gene mutante e aminoácidos diferentes

Mensagem não lida por Liliana »

Brunoranery escreveu:
Qui 17 Ago, 2017 10:51
como tem 3 aminoácidos e 2 deles são iguais, serão formados 2 aminoácidos diferentes, com o acréscimo das Guaninas oxidadas.
Como assim?? :?

Eu tentei refazer o exercício, e referente à segunda guanina oxidada, eu encontrei TG*T -> ATA -> UAU, ao invés de TAT :|



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 20 20:38

Re: (UERJ) Gene mutante e aminoácidos diferentes

Mensagem não lida por Brunoranery »

Você disse na pergunta que entendeu que dará ACA, TAT e ACA. Forma isso pela complementaridade, ou seja: o G se liga a T, logo, quando ela oxida, dá origem a uma adenina. De qualquer jeito são dois aminoácidos pois o códon se repete.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 20 21:05

Re: (UERJ) Gene mutante e aminoácidos diferentes

Mensagem não lida por Liliana »

Eu acabei me perdendo nessa questão. Quando eu postei a dúvida, tinha entendido a sequência que ia se formar, mas agora estou em dúvida no segundo códon. Na real, qual é a sequência de transformações até chegar nesses três códons finais? Replicação, transcrição, tradução...
E eu não consigo entender a parte de 2 aminoácidos, sendo que há 2 iguais e 1 diferente, e ele pede o diferente



Avatar do usuário
Paulo4x
sênior
Mensagens: 32
Registrado em: Dom 15 Abr, 2018 13:35
Última visita: 04-06-19
Mar 2019 03 00:32

Re: (UERJ) Gene mutante e aminoácidos diferentes

Mensagem não lida por Paulo4x »

Há 3 aminoácidos diferentes dos que deveriam haver, porém, há apenas dois aminoácidos diferentes entre os com mutação (ATA e TGT)

Última edição: Paulo4x (Dom 03 Mar, 2019 00:33). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”