Genética, Citologia e Bioquímica(UFF) Citologia

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:17906)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2017 14 15:48

(UFF) Citologia

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17906) »

Os sais minerais são de importância vital para o bom funcionamento de diversos processos fisiológicos, sendo necessária a reposição da concentração de cada íon para que seja mantida a homeostasia do organismo.
O gráfico e a tabela abaixo mostram a concentração e algumas atividades biológicas de três íons em seres humanos.
Analisando o gráfico e a tabela acima, pode-se afirmar que os íons representados por I, II e III são respectivamente:
IMG_20170614_154303968.jpg
a) Ca+2, Na+ e K+
b) Na+, K+ e Ca+2
c) K+, Ca+2 e Na+
d) K+, Na+ e Ca+2
e) Na+, Ca+2 e K+
Resposta

Letra b)

Última edição: Auto Excluído (ID:17906) (Qua 14 Jun, 2017 15:48). Total de 3 vezes.



Avatar do usuário
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2017 14 16:38

Re: (UFF) Citologia

Mensagem não lida por Liliana »

Vou tentar te ajudar com base no que eu sei
Quando não está ocorrendo impulso nervoso, há maior concentração de Na+ fora da célula, e maior concentração de K+ dentro da célula. Quando está ocorrendo o impulso, há a despolarização da membrana, que é essa inversão de cargas, com gasto de energia (bomba de sódio e potássio). Com isso, entra Na+ na célula, e sai K+. Logo, I= K+ e II= Na+
O Ca+2 está presente na contração muscular, e essa parte eu acho mais complicadinha, acho que é mais assunto de faculdade pra entender a fundo, ao invés de só decorar, mas enfim, o Ca+2 é liberado do retículo sarcoplasmático da célula muscular, pra ocorrer a degradação do ATP pra actina poder deslizar sobre a miosina, que é a contração muscular, e também está presente na fase final da coagulação sanguínea, por que ajuda na conversão do fibrinogênio do plasma, em fibrina, que é a rede de coágulo. Dá a letra d). Você tem o gabarito??




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”