Genética, Citologia e Bioquímica(Unesp- 2015.2) Casal de gêmeos e probabilidade

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2017 08 21:11

(Unesp- 2015.2) Casal de gêmeos e probabilidade

Mensagem não lida por Liliana »

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) apresenta incidência de 1 a cada 3.500 nascimentos de meninos. É causada por um distúrbio na produção de uma proteína associada à membrana muscular chamada distrofina, que mantém a integridade da fibra muscular. Os primeiros sinais clínicos manifestam-se antes dos 5 anos, com quedas frequentes, dificuldade para subir escadas, correr, levantar do chão e hipertrofia das panturrilhas. A fraqueza muscular piora progressivamente, levando à incapacidade de andar dentro de cerca de dez anos a partir do início dos sintomas. Trata-se de uma doença genética, com padrão de herança recessivo ligado ao cromossomo X. Na maioria dos casos, a mutação responsável pela doença foi herdada da mãe do paciente (em geral, assintomática).
(www.oapd.org.br. Adaptado.)
Considerando as informações do texto, explique por que as mulheres portadoras da mutação em geral são assintomáticas (não desenvolvem a doença). Se uma mulher portadora da mutação, assintomática, estiver grávida de um casal de gêmeos, e o pai das crianças for um homem não portador da mutação, quais as probabilidades de seus filhos desenvolverem a doença? Justifique.

Resolução do Objetivo:

1. As mulheres portadoras são heterozigóticas (XDXd) tendo um alelo dominante (XD) normal e outro mutante (Xd),responsável pela distrofia.
2. Cruzamento : (Pai) XDY x (Mãe) XDXd
P (menino afetado) = P (XDY) = 1/2.1/2 = 1/4 ou 25%
P (gêmeos monozigóticos) = 1/4 ou 25%
P (gêmeos dizigóticos) = 1/4.1/4 = 1/16 = 6,25%

Não tive problemas com a primeira pergunta. Minha dúvida é em relação a probabilidade. Se o enunciado diz que é um CASAL de gêmeos, então eles não são NECESSARIAMENTE dizigóticos???? Já que é um menino e uma menina??? E fazendo o quadro, eu encontrei que há 25% de chance do menino ter a doença, e 0% de chance da menina ter a doença. Não entendi essas outras probabilidades, e nem por que considerou gêmeos monozigóticos.
Alguém pode me explicar, fazendo um favor??




Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: Dom 08 Nov, 2015 17:53
Última visita: 06-06-22
Jun 2017 16 18:25

Re: (Unesp- 2015.2) Casal de gêmeos e probabilidade

Mensagem não lida por VemProPai »

Teria o mesmo pensamento que o seu. CASAL é um homem e uma mulher (falando biologicamente), logo esses:
"P (gêmeos monozigóticos) = 1/4 ou 25%
P (gêmeos dizigóticos) = 1/4.1/4 = 1/16 = 6,25%", não tem motivo de estarem ai.

". Não entendi essas outras probabilidades, e nem por que considerou gêmeos monozigóticos."
"P (gêmeos dizigóticos) = 1/4.1/4 = 1/16 = 6,25%", ele considerou 2 gemeos HOMENS dizigoticos

"P (menino afetado) = P (XDY) = 1/2.1/2 = 1/4 ou 25%
Foi a resposta que vc encontrou.

"P (gêmeos monozigóticos) = 1/4 ou 25%"
Mesma coisa que a anterior só que considerando monozigotos.

No mais, acho que quem respondeu passou batido da informação "grávida de um CASAL de gêmeos" que era muito importante.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2017 16 20:25

Re: (Unesp- 2015.2) Casal de gêmeos e probabilidade

Mensagem não lida por Liliana »

VemProPai escreveu: ". Não entendi essas outras probabilidades, e nem por que considerou gêmeos monozigóticos."
"P (gêmeos dizigóticos) = 1/4.1/4 = 1/16 = 6,25%", ele considerou 2 gemeos HOMENS dizigoticos
Acho que foi erro de quem resolveu a questão mesmo... por que geralmente, nos vestibulares, casal de gêmeos significa um menino e uma menina, mas eu tinha ficado preocupada quando vi haha
Mas aproveitando a questão, como foi feita essa conta??
Por que eu iria pensar que a probabilidade de nascer dois homens seria 1/2*1/2= 1/4...

Última edição: Liliana (Sex 16 Jun, 2017 20:25). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem proporção de filhos em casal normal
    por Argean » » em Genética, Citologia e Bioquímica
    4 Respostas
    610 Exibições
    Última msg por Argean
  • Nova mensagem Unesp - Probabilidade
    por pandinha0005 » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    411 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (UNESP) Lei de Coulomb - Permissividade Elétrica
    por RyanS » » em Física III
    2 Respostas
    1699 Exibições
    Última msg por RyanS
  • Nova mensagem (UNESP-2012)- Modernismo
    por Literária » » em Literatura
    2 Respostas
    1930 Exibições
    Última msg por Menitham
  • Nova mensagem UNESP - 2013/2
    por Min » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    714 Exibições
    Última msg por csmarcelo

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”