Genética, Citologia e Bioquímica(UNESP) Respiração celular- Crescimento do bolo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2017 12 21:28

(UNESP) Respiração celular- Crescimento do bolo

Mensagem não lida por Liliana »

Universitários moradores de uma mesma república resolveram, cada um, preparar um bolo.
Juliana preferiu usar fermento químico em pó. Misturou o fermento ao leite fervente, esperou que esfriasse, adicionou os ovos, a manteiga, o açúcar e a farinha, e colocou o bolo para assar em forno a gás previamente aquecido.
Guilherme fez o mesmo, porém, ao invés de usar fermento químico, preferiu usar fermento biológico. Mariana também usou fermento biológico, que foi misturado à farinha, ao açúcar, à manteiga, aos ovos e ao leite frio, e a massa foi imediatamente colocada em forno a gás previamente aquecido.
Roberto agiu exatamente como Mariana, mas, ao invés de colocar o bolo no forno a gás, de imediato colocou-o em forno de micro-ondas.
Rafael também fez o mesmo que Mariana, mas optou pelo fermento químico.
Apenas um bolo cresceu, e foi dividido por todos. Considerando-se as reações químicas e os processos biológicos que fazem o bolo crescer, pode-se afirmar corretamente que o bolo saboreado pelos estudantes foi aquele preparado por
a) Juliana.
b) Guilherme.
c) Mariana.
d) Roberto.
e) Rafael.
O gabarito mostra a letra e) como certa. Mas por que não é a letra c)?? Não deveria ser usado o fermento biológico, ao invés do fermento químico? Pra mim não faz sentido ser o fermento químico, por que a massa cresce justamente por causa do fermento biológico, que são fungos que fazem fermentação e liberam CO2
Alguém poderia me explicar, fazendo um favor??

Avatar do usuário

Xandinhuu
sênior
Mensagens: 27
Registrado em: 13 Abr 2017, 17:12
Última visita: 09-04-19
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 5 vezes
Abr 2017 15 20:30

Re: (UNESP) Respiração celular- Crescimento do bolo

Mensagem não lida por Xandinhuu »

Vou separar em sentenças e fazer análises pra ficar mais organizado:

Juliana preferiu usar fermento químico em pó. Misturou o fermento ao leite fervente, esperou que esfriasse, adicionou os ovos, a manteiga, o açúcar e a farinha, e colocou o bolo para assar em forno a gás previamente aquecido. neste caso, não funcionou por que o fermento deve ser adicionado à massa completa e não ao leite.

Guilherme fez o mesmo, porém, ao invés de usar fermento químico preferiu usar fermento biológico, misturou o fermento ao leite fervente, esperou que esfriasse, adicionou os ovos, a manteiga, o açúcar e a farinha, e colocou o bolo para assar em forno a gás previamente aquecido. Neste caso, o leite quente neutralizou o fermento biológico, e além disso, não foi adicionado à massa completa para ser inchada pelos gases do fermento.

Mariana também usou fermento biológico, que foi misturado à farinha, ao açúcar, à manteiga, aos ovos e ao leite frio, e a massa foi imediatamente colocada em forno a gás previamente aquecido. Neste caso, o fermento não teve tempo de reagir, já que era biológico, e foi neutralizado pelo forno.

Roberto agiu exatamente como Mariana, usou fermento biológico, que foi misturado à farinha, ao açúcar, à manteiga, aos ovos e ao leite frio, e de imediato colocou-o em forno de micro-ondas. Neste caso repete-se o problema do tempo de reação, e da neutralização do fermento que impediu o crescimento da massa.

Rafael também fez o mesmo que Mariana, mas usou usou fermento químico, que foi misturado à farinha, ao açúcar, à manteiga, aos ovos e ao leite frio, e a massa foi imediatamente colocada em forno a gás previamente aquecido. Neste caso em especial a massa com fermento foi adicionada ao forno imediatamente, mas como o fermento era químico, a reação não foi neutralizada e a massa continuou a crescer inclusive com mais eficiência, por que o calor do forno acelera a reação de liberação de CO2 do fermento.

Agora, explicando sobre os fermentos, os dois tipos de fermentos podem ser usados para crescer massas... No caso do biológico, microorganismos liberam o CO2 que cresce a massa, e no caso do químico, geralmente se usa bicarbonato de sódio em conjunto com um ácido, que no estado sólido não reagem, mas quando dissolvidos, ocorre uma reação de neutralização entre eles que libera CO2(essa reação, como citei anteriormente, é acelerada com o calor).

Última edição: Xandinhuu (15 Abr 2017, 20:30). Total de 1 vez.
Rumo EsPCEx :o
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2017 17 09:45

Re: (UNESP) Respiração celular- Crescimento do bolo

Mensagem não lida por Liliana »

Entendiii
Muito obrigada!!! :D

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”