Genética, Citologia e Bioquímica(UFMG) Respiração celular Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Abr 2017 12 21:12

(UFMG) Respiração celular

Mensagem não lida por Liliana »

Analise o experimento.
resp.JPG
resp.JPG (26.12 KiB) Exibido 3146 vezes
Com relação aos eventos indicados pelos números I, II, III e IV, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO
A) A quantidade de CO2 retida no frasco III será menor do que aquela do frasco II.
B) A taxa de CO2 produzido pelas sementes pode ser calculada pesando-se a quantidade de carbonato de bário nos frascos III e IV.
C) O CO2 proveniente do ar fica retido na solução de Ba(OH)2 nos frascos I e II.
D) O frasco III recebe o CO2 proveniente da respiração das sementes.
E) O oxigênio penetra no frasco que contém as sementes depois de passar pelos frascos I e II.
Alguém pode me explicar por que essa alternativa está errada e por que as outras estão certas?
Agradeço desde já!

Última edição: Liliana (Qua 12 Abr, 2017 21:12). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: Dom 08 Nov, 2015 17:53
Última visita: 06-06-22
Jun 2017 19 19:02

Re: (UFMG) Respiração celular

Mensagem não lida por VemProPai »

A) A quantidade de CO2 retida no frasco III será menor do que aquela do frasco II.
FALSO. No frasco II o "ar" já passou pelo I e em ambos o CO2 foi capturado e transformado em carbonato de bário, já no III o CO2 ta novinho devido a respiração das sementes.

B) A taxa de CO2 produzido pelas sementes pode ser calculada pesando-se a quantidade de carbonato de bário nos frascos III e IV.
Verdadeiro. Como a agua de bário captura o CO2, por leis químicas (não sei se isso é um sistema fechado pra afirmar o cientista) é só fazer esse calculo.

C) O CO2 proveniente do ar fica retido na solução de Ba(OH)2 nos frascos I e II.
A água de Bario retira o CO2 do ar precipitando em Carbonato de Bario, assim como a equação mostra.

D) O frasco III recebe o CO2 proveniente da respiração das sementes.
Verdadeiro. Semente respira, sobra CO2

E) O oxigênio penetra no frasco que contém as sementes depois de passar pelos frascos I e II.
Verdadeiro, os frascos I e II capturam apenas CO2




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2017 21 15:38

Re: (UFMG) Respiração celular

Mensagem não lida por Liliana »

Mas de onde viria esse oxigênio da letra e)?? Isso que eu achei meio deslocado...



Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: Dom 08 Nov, 2015 17:53
Última visita: 06-06-22
Jun 2017 21 18:27

Re: (UFMG) Respiração celular

Mensagem não lida por VemProPai »

As sementes não vão conseguir utilizar 100% de O2 existente. A diferença é que antes delas existe mais O2, depois dela diminui o nível de O2



Avatar do usuário
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Jun 2020 16 18:01

Re: (UFMG) Respiração celular

Mensagem não lida por joãofw »

Tenho uma dúvida quanto a alternativa "a": Já que no frasco I e no II o CO2 foi capturado pela reação com o hidróxido de bário, logo deveria acontecer o mesmo com o frasco III, no qual nota-se a presença de hidróxido de bário que deve reagir com o C02. Quem me garante que no frasco III haverá mais CO2?

Última edição: joãofw (Ter 16 Jun, 2020 18:01). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”