Genética, Citologia e Bioquímica(PUC) Planta transgênera, pólen e proteínas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mar 2017 22 20:38

(PUC) Planta transgênera, pólen e proteínas

Mensagem não lida por Liliana »

Recentemente, foram constatados casos de transporte de pólen de espécies de canola transgênica para plantas silvestres
(ervas daninhas). Estas passaram a apresentar a característica da canola transgênica, ou seja, alto poder de resistência a herbicidas. Sobre esse fato, é INCORRETO afirmar que:
a) as espécies de canola são transgênicas pois expressam genes que incorporaram de outras espécies.
b) o pólen da canola transgênica transportou material genético para plantas silvestres.
c) as espécies silvestres incorporaram e expressaram material genético da canola transgênica.
d)o RNA da canola transgênica foi transferido e incorporado ao genoma das ervas daninhas, tornando-as resistentes a agentes químicos.
e) as ervas daninhas passaram a produzir proteínas da canola transgênica.
Quando transfere pólen, transfere o DNA da canola, então eu não posso considerar que também foi transferido o RNA, já que ele vai vir do molde do DNA da planta transgênica??
E por que não pode ser a letra a)?? Plantas transgêneras não tem o DNA modificado artificialmente??

Última edição: Liliana (Qua 22 Mar, 2017 20:38). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: Dom 08 Nov, 2015 17:53
Última visita: 06-06-22
Abr 2017 28 19:02

Re: (PUC) Planta transgênera, pólen e proteínas

Mensagem não lida por VemProPai »

Recentemente, foram constatados casos de transporte de pólen de espécies de canola transgênica para plantas silvestres
(ervas daninhas). Estas passaram a apresentar a característica da canola transgênica, ou seja, alto poder de resistência a herbicidas. Sobre esse fato, é INCORRETO afirmar que:

a) as espécies de canola são transgênicas pois expressam genes que incorporaram de outras espécies.
CORRETA. Transgênico é "algo" que recebeu genes de outro lugar, geralmente outro reino.

b) o pólen da canola transgênica transportou material genético para plantas silvestres.
CORRETO. De alguma forma essas plantas absorveram o pólen que contem o DNA em questão para fazer a proteína que deu esse upgrade no seu organismo.

c) as espécies silvestres incorporaram e expressaram material genético da canola transgênica.
CORRETO. Mesma coisa que a letra B

d)o RNA da canola transgênica foi transferido e incorporado ao genoma das ervas daninhas, tornando-as resistentes a agentes químicos.
ERRADO. Se fosse só o RNA, ela continuaria a ter o "alto poder de resistência a herbicidas" apenas enquanto tivesse o RNA mandando fazer a proteina

e) as ervas daninhas passaram a produzir proteínas da canola transgênica.
CORRETO. A proteína seria "alto poder de resistência a herbicidas"
============================================================================================================================
Quando transfere pólen, transfere o DNA da canola, então eu não posso considerar que também foi transferido o RNA, já que ele vai vir do molde do DNA da planta transgênica??
Pólen é o que carrega os gametas das plantas, ou seja, ele carrega o DNA. Apenas com o tempo que esse DNA vai começar a produzir o RNA para então produzir a proteína em questão.
E por que não pode ser a letra a)?? Plantas transgêneras não tem o DNA modificado artificialmente??
Já respondi lá em cima.








Duvidas?




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Abr 2017 30 10:32

Re: (PUC) Planta transgênera, pólen e proteínas

Mensagem não lida por Liliana »

Não não.. agora eu entendi
Muito obrigada! =)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”