Genética, Citologia e Bioquímica(PUC-MG) Hemofilia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Nov 2016 23 19:07

(PUC-MG) Hemofilia

Mensagem não lida por Liliana »

A hemofilia é um distúrbio genético humano que se caracteriza pela falta de um dos fatores de coagulação sanguínea. O gene que codifica para a produção desse fator está localizado no cromossomo X, em uma região que não apresenta homologia em Y.

O heredograma a seguir indica, na segunda e terceira gerações, três famílias (A, B e C) que apresentam, em comum, um progenitor afetado por essa anomalia.
pucmg,.jpg
pucmg,.jpg (9.24 KiB) Exibido 5720 vezes
Analisando-se o heredograma, é correto afirmar, EXCETO

A) Na família A, pelo menos dois indivíduos apresentam o gene causador de hemofilia.
B) Não existem indivíduos portadores do gene da hemofilia na família B.
C) Na família C, pelo menos um indivíduo apresenta o gene causador de hemofilia.
D) A chance de o casal II-5 x II-6 ter uma criança afetada por esse caráter é de 1/4.
Resposta

Resposta: letra b)
Fiquei em dúvida entre a b) e a d)
Alguém pode me explicar?

Última edição: Liliana (Qua 23 Nov, 2016 19:07). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
NatalyaCM
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: Dom 01 Out, 2017 15:06
Última visita: 18-09-20
Dez 2017 27 14:05

Re: (PUC-MG) Hemofilia

Mensagem não lida por NatalyaCM »

7462361.png
7462361.png (317.27 KiB) Exibido 4927 vezes
[tex3]Olá, \ observe \ o \ anexo,\ lembrando \ que \ o \ símbolo \ (-) \ ao \ lado \ dos \ genes \ querem \ dizer \ que \ não \ tem \ como \ saber \ qual \ será \ o \ outro \ gene, \ portanto:[/tex3]

[tex3]A)[/tex3] Correta [tex3]\ Na \ família \ A \ podemos \ afirmar \ que \ a \ mulher \ II-2 \ e \ o \ homem \ III-2 \ são \ portadores \ do \ gene \ causador \ da \ hemofilia.[/tex3]

[tex3]\xcancel{B)}[/tex3] Incorreta[tex3]Não \ podemos \ afirmar \ que \ nenhum \ indivíduo \ da \ família \ B \ é \ portador \ do \ gene \ causador \ da \ hemofilia, \ pois \ não \ temos \ certeza \ dos \ genótipos \ das \\ mulheres \ II-4 \ e \ III-3.[/tex3]

[tex3]C)[/tex3] Correta[tex3]\ Podemos \ afirmar \ que \ a \ mulher \ II-5 \ é \ portadora \ do \ gene \ causador \ da \ hemofilia.[/tex3]

[tex3]D)[/tex3] Correta [tex3]Considere \ os \ genótipos \ do \ casal \ II-5 \ e \ II-6:[/tex3]

[tex3]X^HX^h \ . \ X^HY[/tex3]

[tex3]Fazendo \ os \ cruzamentos, \ temos \ que:[/tex3]

[tex3]\underbrace{X^HX^H \ X^HY \ X^hX^H}_{Indivíduos \ normais} \ \underbrace{ X^hY}_{Indivíduo \ afetado}[/tex3]

[tex3]Probabilidade \ do \ casal \ ter \ uma \ criança \ afetada= \boxed{\frac{1}{4}}[/tex3]



[tex3]“Não \ tenho \ nenhum \ talento \ especial. \ Apenas \ sou \ apaixonadamente \ curioso.” \ (Albert \ Einstein)[/tex3] S2 Jn S2 :wink:

Avatar do usuário
joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: Ter 18 Out, 2016 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Dez 2017 27 21:29

Re: (PUC-MG) Hemofilia

Mensagem não lida por joaopcarv »

NatalyaCM, minha querida, como no Brainly, hei de te elogiar aqui também haha <3 S2 genial!! \O/ A Medicina te espera S2

Eu mesmo não lembro de quase nada em Bio, mas a sua explicação foi divina S2 que me ajude na segunda fase da Unicamp haha <3


That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP

Avatar do usuário
NatalyaCM
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: Dom 01 Out, 2017 15:06
Última visita: 18-09-20
Dez 2017 27 21:34

Re: (PUC-MG) Hemofilia

Mensagem não lida por NatalyaCM »

joaopcarv, Muito obrigada pelos elogios meu querido, e tomara que eu consiga te ajudar com minhas humildes noções de biologia a conquistar sua vaga na Engenharia da Unicamp S2 <3 S2 <3 S2



[tex3]“Não \ tenho \ nenhum \ talento \ especial. \ Apenas \ sou \ apaixonadamente \ curioso.” \ (Albert \ Einstein)[/tex3] S2 Jn S2 :wink:

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (PUC-PR) Conjuntos
    por alma3de5 » » em Pré-Vestibular
    4 Respostas
    1690 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (PUC- RJ) Coeficiente angular, tangente
    por graceraira » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    1549 Exibições
    Última msg por erihh3
  • Nova mensagem Função quadrática/PUC-MG
    por Harison » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    791 Exibições
    Última msg por JBelford
  • Nova mensagem PUC - Propriedade e Soma dos Termos de uma PA
    por Viytor » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    4913 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (PUC-MG) Subníveis mais energéticos
    por inguz » » em Química Geral
    0 Respostas
    1073 Exibições
    Última msg por inguz

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”