Genética, Citologia e BioquímicaTrascrição x alelos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Argean
Avançado
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Set 2022, 16:42
Última visita: 24-04-24
Ago 2023 25 12:45

Trascrição x alelos

Mensagem não lida por Argean »

Bom dia a todos.

Sempre que assisto aos vídeos sobre transcrição de DNA, me é apresentado uma fita, onde um RNA-m recolhe os dados da sequencia de nucleotídes para, posteriormente, o ribossomo sintetizar uma proteína.

Porém, se os dados genéticos responsáveis pela síntese de uma proteína estão aos pares (alelos), como se dá essa transcrição?

Por exemplo: cabelos anelados e castanhos. O gene para este fenótipo está associado a um par de alelos, certo?

Então, ao realizar a tradução a partir dos genes para produzir a proteína deste tipo de cabelo, um RNA-m vai buscar os dados em apenas um DNA ou ele faz copias de informação também no seu par homólogo. Ou ainda, outros RNA-m fazem a tradução simultaneamente no par de homólogos? E mais, talvez não seja preciso copiar dados dos dois homólogos, bastando apenas um??

Vejam que não parece uma situação óbvia (pelo menos, para mim). Alguém poderia dar um panorama mais detalhado do que os videos que circulam pelo youtube??

Abs

Última edição: Argean (25 Ago 2023, 19:10). Total de 1 vez.
Avatar do usuário

emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: 28 Dez 2011, 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Agradeceu: 623 vezes
Agradeceram: 1043 vezes
Set 2023 14 00:28

Re: Trascrição x alelos

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Olá! Boa noite!

A transcrição é feita em apenas uma das fitas do DNA (também chamada de fita molde nesse processo). A outra fita fica inativa durante o processo conforme você pode conferir na figura abaixo.
Screenshot_3.png
Screenshot_3.png (156.26 KiB) Exibido 383 vezes
Isso se trata apenas do processo de transcrição gênica para produzir o RNAm à partir do DNA. O DNA que compõe todos os cromossomos seguem esse processo na síntese protéica.

Espero ter ajudado!
Bons estudos para todos nós!

As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Argean
Avançado
Mensagens: 129
Registrado em: 16 Set 2022, 16:42
Última visita: 24-04-24
Set 2023 14 10:40

Re: Trascrição x alelos

Mensagem não lida por Argean »

emanuel9393, obrigado pela resposta e boa atenção.

Mas, infelizmente, não foi isto que eu perguntei. Talvez eu não tenha me expressado direito.
Este processo que vc mostra é o que todo livro mostra. O básico do processo de transcrição.

O que eu perguntei foi.

1) Uma característica (fenótipo) é resultado de um par (ou mais ) de alelos. Ou seja, um PAR (2) de DNA, cujos locus possuem certa informação para uma característica.
2) O par de DNA homólogos (constituídos de um par de fitas CADA UM, sendo uma dela inativa em CADA UM, como vc mencionou) deve ser lidos conjuntamente para produzir o RNAm. Esse RNAm vai orientar a síntese tal proteína que exprime o fenótipo.

O que vemos nas imagens da internet, assim como a que vc mostra, é a leitura de apenas um DNA. Mas a leitura deve ser feita em 2 DNAs (o par de alelos).

Como essa leitura se dá??
O RNAm lê um o locus de um DNA e depois vai até o cromossomo homólogo e lê a outra parte??
Ou talvez a leitura de locus dos homólogos seja feita por RNAm diferentes que produzem partes de uma proteína que se combinam posteriormente???

Entende minha pergunta?

Abs

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”