Genética, Citologia e Bioquímica(ADAPTADA)Genética Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Mai 2022 06 17:16

(ADAPTADA)Genética

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

( ) A diversidade de formas vivas depende da ocorrência de mutações, propriedade inerente à molécula da hereditariedade ?

( ) O melhoramento genético promove o surgimento de linhagens com pouca variabilidade genética ?

( ) Pessoas que têm familiares biológicos afetados apresentam maior probabilidade de desenvolver diabetes porque podem compartilhar alelos de genes relacionados a essa patologia ?

( ) João e Roberta se casaram. Ambos são normais e têm casos de albinismo na família. Como planejam ter filhos, resolveram procurar um geneticista para tirarem suas dúvidas. João informou que sua mãe era homozigota dominante para o albinismo e seu pai era normal, porém seu avô paterno era albino. Roberta informou que seus pais eram normais, porém tem uma irmã albina. Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto ?

( ) No cruzamento de cobaias X, em que a cor preta da pelagem é condicionada por um gene dominante B, e a cor cinza pelo seu alelo recessivo b.
O mecanismo hereditário que explica as proporções fenotípicas e genotípicas dos cruzamentos propostos foi elucidado por Mendel e é conhecido hoje como Segunda Lei de Mendel ?

( ) Uma célula humana submetida à radiação solar pode apresentar mais de 46 moléculas de DNA dupla fita ?

Assinale a alternativa que preenche corretamente as proposições acima:

a) V V F V F V
b) F V F F V F
c) V F F F V F
d) F V F F V F
e) V V V V F V
Resposta

GABARITO:A

Última edição: ASPIRADEDEU (Sex 06 Mai, 2022 18:24). Total de 2 vezes.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
vitoramerico
1 - Trainee
Mensagens: 78
Registrado em: Dom 23 Mai, 2021 21:02
Última visita: 18-03-24
Mai 2022 06 17:47

Re: (ADAPTADA)Genética

Mensagem não lida por vitoramerico »

ASPIRADEDEU to fazendo de trás pra frente e já rolou divergencia com o gabárito. Tá certo o gabarito? A última parece verdadeira
"Um efeito direto das radiações é a produção de lesões no DNA. A lesão é uma alteração na estrutura do DNA (uma mutação não é uma lesão, veja quadro explicativo). Uma das fitas do DNA pode ser rompida (quebra simples) ou o DNA de um cromossomo pode ser separado em duas partes (quebra dupla na fita do DNA). Pode haver ligação entre as duas fitas do DNA (“crosslink”) quando um agente intercalante (sensibilizador) estiver presente. Neste caso, as fitas não podem mais se separar e a célula perde a capacidade de se dividir e pode até morrer em decorrência desta lesão. As bases que compõem a estrutura do DNA podem ser arrancadas ou quimicamente alteradas para vários derivados. As quebras duplas no DNA são mais complicadas para reparar e podem gerar cromossomos anormais ou até mesmo perdas de partes de cromossomos. Efeitos Biológicos das Radiações. Página 29

Última edição: vitoramerico (Sex 06 Mai, 2022 18:08). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Mai 2022 06 18:21

Re: (ADAPTADA)Genética

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

Você está certo eu errei o gabarito. Essa opção é verdadeira.
É referente a essa questão
https://www.qconcursos.com/questoes-de- ... a135ad9-1d


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Mai 2022 06 18:27

Re: (ADAPTADA)Genética

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

Tinha duas opções que eu já tinha conseguido fazer:
(V)O melhoramento genético promove o surgimento de linhagens com pouca variabilidade genética.

"Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse." Dessa maneira, o melhoramento genético promove o surgimento de linhagens com pouca variabilidade genética, pois como eu falei eu limito os genes que eu quero e não deixo a linhagem livre para se recombinar um bom exemplo seria a seleção artificial em que eu seleciono os indivíduos que iram cruzar entre si a partir das características que eles apresentam que me interessam, outro caso seria a própria transgenia em que eu insiro genes de interesse para gerar indivíduos que atentam as minhas perspectivas.


(V)Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto.

Aa x Aa = AA Aa Aa aa, nesse sentido, seriam 2 homozigotos e 2 heterozigotos, logo sim "Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto." LEMBRE-SE que independente se teve 500 filhos albinos sempre a probabilidade para um filho ser albino é de 25%.

As outras eu ainda não faço a mínima ideia.

Mas, essa 1e 3 está impossível, a 4 eu vir que a plataforma que eu faço questões errou o GABARITO colocando como errado/falso, porém no gabarito oficial está certo.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
vitoramerico
1 - Trainee
Mensagens: 78
Registrado em: Dom 23 Mai, 2021 21:02
Última visita: 18-03-24
Mai 2022 06 21:23

Re: (ADAPTADA)Genética

Mensagem não lida por vitoramerico »

ASPIRADEDEU vamos lá
1(V) Biodiversidade, ou diversidade dos seres vivos, é um conceito que trata da quantificação da variação ou de diferenças observáveis nos seres vivos. Mutações nas cadeias de DNA são a fonte primária de transformação dos sistemas biológicos, pela consequência dessas mutações é que percebemos os organismos bem adaptados a seus ambientes. Se um gameta mutante for fecundado, tal mutação será passada para os descendentes do mutante. Assim, surge a diversidade dentro das espécies biológicas. Pode-se assim dizer que a diversidade de seres vivos de nosso planeta Terra é diretamente associada ao conjunto dessas mutações raras e vantajosas para os organismos. A expressão “poderoso princípio da hereditariedade” corresponde, à informação genética inerente ao DNA. Sofrer variação e propagar sua forma modificada são hoje reconhecidas como próprias do DNA, molécula passível de sofrer mutação e produzir cópias de si mesma.

2(V) Como você disse: "Melhoramento genético é o processo de selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo para obterem-se indivíduos com características de interesse." Dessa maneira, o melhoramento genético promove o surgimento de linhagens com pouca variabilidade genética, pois como eu falei eu limito os genes que eu quero e não deixo a linhagem livre para se recombinar um bom exemplo seria a seleção artificial em que eu seleciono os indivíduos que iram cruzar entre si a partir das características que eles apresentam que me interessam, outro caso seria a própria transgenia em que eu insiro genes de interesse para gerar indivíduos que atentam as minhas perspectivas

3(F) ????? Cara, tem algo errado com esse gabarito. To procurando e sempre encontro a mesma resposta.
(I)"Os alelos HLA-DRB1*03 e -DRB1*04 foram encontrados em freqüências relativamente maiores nos pacientes diabéticos quando comparados com os controles, sendo, portanto, associados à susceptibilidade à doença.''
(II)"A diabetes tipo 1 (DT1) é uma doença que resulta da destruição autoimune das células β, produtoras de insulina nos ilhéus de Langerhans pancreáticos.As causas da doença estão ainda por esclarecer e múltiplos factores têm sido propostos, uns predispondo, outros prevenindo o desenvolvimento da doença. Estudos genéticos em famílias e em gémeos mostram que a diabetes tipo 1 é geneticamente determinada."
(III)"A presença de um componente genético na DT1 sugere que os factores de susceptibilidade genética explicam cerca de 50% do risco de desenvolver esta doença, conferindo um risco genético (λs) 15 vezes superior em relação à população normal (Pociot et al., 2002)".Imunogenética da Diabetes Tipo 1

4(v) como você colocou: "Aa x Aa = AA Aa Aa aa, nesse sentido, seriam 2 homozigotos e 2 heterozigotos, logo sim "Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto." LEMBRE-SE que independente se teve 500 filhos albinos sempre a probabilidade para um filho ser albino é de 25%"

5(F) Em relação aos cruzamentos propostos eles estão ligados á Primeira lei de Mendel pois estão ligados a um par de genes. Por isso não é a segunda. A primeira lei, também conhecida como lei da segregação ou lei da disjunção ou, ainda, lei da pureza dos gametas, segundo a qual os caracteres hereditários são determinados por pares de genes, que segregam durante a formação dos gametas, voltando a se unir nos zigotos. *Cada indivíduo de uma certa espécie reúne uma combinação de traços que o torna único, e cada um desses traços é determinado por um par de genes; * Os traços são hereditários, isto é, são herdados da geração parental (o pai e a mãe); *os traços são transmitidos da geração parental para os descendentes por meio dos genes (ou, como Mendel enuncia em sua lei, os “fatores”); *A geração descendente herda apenas um gene do par do pai e um gene do par da mãe para cada traço. E que o genótipo é a representação por letras dos genes e o fenótipo corresponde à expressão do genótipo com o ambiente. É a variação (ou estado) da característica, ou seja, o caráter, que é observado em determinada estrutura de um indivíduo.

6(V) Um efeito direto das radiações é a produção de lesões no DNA. A lesão é uma alteração na estrutura do DNA (uma mutação não é uma lesão, veja quadro explicativo). Uma das fitas do DNA pode ser rompida (quebra simples) ou o DNA de um cromossomo pode ser separado em duas partes (quebra dupla na fita do DNA). Pode haver ligação entre as duas fitas do DNA (“crosslink”) quando um agente intercalante (sensibilizador) estiver presente. Neste caso, as fitas não podem mais se separar e a célula perde a capacidade de se dividir e pode até morrer em decorrência desta lesão. As bases que compõem a estrutura do DNA podem ser arrancadas ou quimicamente alteradas para vários derivados. As quebras duplas no DNA são mais complicadas para reparar e podem gerar cromossomos anormais ou até mesmo perdas de partes de cromossomos.Efeitos Biológicos das Radiações. Página 29

ufaaa pronto



Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Mai 2022 07 01:05

Re: (ADAPTADA)Genética

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

Novamente, vlw muito cara e sim também creio que o gabarito da 3 esteja errado, mas é o que infelizmente está constando no qconcursos e eu não consegui achar a questão em outro lugar, mas é isso RUMO A APROVAÇÃO e vlw pela resolução!!!
A QUESTÃO QUE ESTOU FALANDO:
https://www.qconcursos.com/questoes-de- ... dff9954-e4
E só para falar mesmo a questão é "ADAPTADA", pois é a junção de proposições certo e errado de provas de vestibulares diferentes que eu tinha errado.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
vitoramerico
1 - Trainee
Mensagens: 78
Registrado em: Dom 23 Mai, 2021 21:02
Última visita: 18-03-24
Mai 2022 07 10:35

Re: (ADAPTADA)Genética

Mensagem não lida por vitoramerico »

ASPIRADEDEU que isso cara, quanto mais você posta, mais eu aprendo! Fico feliz em ajudar e aprender junto! O osso é que uma questão mal formulada pode fazer a diferença na nossa aprovação! Mas vi no seu perfil que você quer med, eu também! Bora que a aprovação tá cada vez mais próxima!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (IFSUL - 2020 (adaptada)) Força Peso
    por Vivianne » » em Física I
    1 Respostas
    3326 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem (UEPB - adaptada) Propriedades Coligativas
    por Vivianne » » em Físico-Química
    1 Respostas
    2131 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem (UFSC-2012-adaptada) Titulação
    por nicbln » » em Físico-Química
    2 Respostas
    858 Exibições
    Última msg por nicbln
  • Nova mensagem (UFPR-Adaptada) Movimento Uniforme
    por CherryBoy » » em Física I
    1 Respostas
    928 Exibições
    Última msg por Daleth
  • Nova mensagem (Acafe-adaptada) Fisiologia
    por joaogab » » em Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia
    1 Respostas
    1033 Exibições
    Última msg por CogitoErgoGre

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”