Genética, Citologia e Bioquímica( UEFS - 2010 ) Genética Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Mai 2022 05 14:07

( UEFS - 2010 ) Genética

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

A biologia molecular deu mais um passo extraordinário na última semana, ao produzir o que vem sendo chamado de primeira célula sintética. Há algum exagero na designação. A base do artefato biotecnológico foi um organismo natural, espécime da bactéria Mycoplasma mycoides. De imediato, o experimento contribui para compreender o genoma e seu papel no controle da vida celular. A médio prazo, o programa de pesquisa do Instituto J. Craig Venter quer criar microorganismos úteis e patenteáveis. (A BIOLOGIA molecular..., 2010).


A partir da análise do texto, do conhecimento sobre o tema e do impacto gerado por esse tipo de experimento na sociedade em geral, pode-se afirmar que


A
se trata essencialmente de uma nova etapa da engenharia genética por manipular e acrescentar genes exógenos no núcleo de uma determinada espécie de bactéria.

B
esse novo micro-organismo sintético já é capaz de produzir energia limpa a partir do hidrogênio como consequência dos genes nele introduzidos.

C
a coleção de genes projetada em computador e enxertada no organismo procarionte pela equipe autora da pesquisa não encontra equivalente na natureza.

D
a possível má utilização de pesquisas nessa área justifica o cancelamento imediato dos projetos em desenvolvimento, independente dos benéficos que possam trazer à humanidade.

E
a pesquisa em engenharia genética é limitada à manipulação de organismos simples, ou seja, de padrão organizacional procarionte.
Resposta

GABARITO:C



“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
vitoramerico
1 - Trainee
Mensagens: 78
Registrado em: Dom 23 Mai, 2021 21:02
Última visita: 18-03-24
Mai 2022 05 15:05

Re: ( UEFS - 2010 ) Genética

Mensagem não lida por vitoramerico »

ASPIRADEDEU Vamos lá, vamos ver se eu consigo te ajudar. Alternativa por Alternativa

a) ERRADA: Não é uma nova etapa, ou algo novo. Já fazemos isso há um bom tempo. Um exemplo classico, foi a inserção de uma proteina em bacterias para que elas produzam insulina, o que ocorreu há muito tempo.

b) ERRADA: Mesmo com a inserção do gene, a bactéria vai continuar fazendo o que ela fazia antes seja respiração aerobica ou anaerobica. Ela não sera capaz de produzir energia limpa a pártir do hidrogenio. Sua respiração continuará a mesma.

c) CORRETA: De fato, os genes feitos em laboratório,são inédito e não existem na natureza

d) ERRADA: A ciência caminha por erros e acertos, idependente do resultado. Por mais que a experiencia tenha dado errado ou beneficio ela em hipotese nenhuma sera cancelada imediatamente. É assim que as pesquisas funcionam, por acerto e erro e continuam idependente do resultado.

e) ERRADA. Ela não é limitada à manipulação de organismos simples. Veja por exemplos as plantas transgenicas como a soja modificada, o milho modificado. A manipulação vai até organismos mais complexos.

espero ter ajudado




Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Mai 2022 05 15:42

Re: ( UEFS - 2010 ) Genética

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

Ajudou de novo, vlw vitoramerico !!!!

Última edição: ASPIRADEDEU (Qui 05 Mai, 2022 15:42). Total de 1 vez.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”