Genética, Citologia e Bioquímica(UEFS-2010) Genética Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Mai 2022 05 08:24

(UEFS-2010) Genética

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

O material genético propriamente dito é o genoma (haploide) ou o genótipo (diploide) e controla a produção dos tecidos de um organismo e todos os seus atributos, o fenótipo. Esse é o resultado da interação do genótipo com o ambiente durante o desenvolvimento. A amplitude das variações produzidas no fenótipo por determinado genótipo em diferentes condições ambientais é chamada de norma de reação. [...] As populações que se reproduzem sexuadamente apresentam duas fontes de variação, superpostas uma a outra: do genótipo (pois em uma espécie sexuada não existem dois indivíduos iguais) e do fenótipo. (MAYR, 2009, p. 117-118).
A partir do entendimento das interações existentes entre o genótipo e o ambiente na expressão das informações genéticas, é correto afirmar:
Alternativas
A
As fontes de variação na reprodução sexuada dificultam a expressão de caracteres genéticos que sejam evolutivamente vantajosos.
B
Diferentes normas de reação podem levar a comportamentos semelhantes nas mesmas condições ambientais.
C
O controle das funções celulares ocorre a partir da ativação dos genes que lhe são exclusivos na composição de cada tipo de tecido presente nos organismos.
D
A interação do fenótipo com o ambiente produz genótipos que variam sua expressão ao longo do desenvolvimento do indivíduo.
E
Populações de reprodução sexuada potencializam a ação do ambiente, independentemente da seleção natural, no estabelecimento de diferentes normas de reação.
Resposta

gabarito B

Última edição: ASPIRADEDEU (Qua 04 Mai, 2022 23:46). Total de 1 vez.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
vitoramerico
1 - Trainee
Mensagens: 78
Registrado em: Dom 23 Mai, 2021 21:02
Última visita: 18-03-24
Mai 2022 05 17:11

Re: (UEFS-2010) Genética

Mensagem não lida por vitoramerico »

ASPIRADEDEU vou tentar resolver aqui, então vamos que vamos, alternativa por alternativa

a)ERRADA o erro é que elas FACILITAM, elas impulsionam, vai ajudar a fixar.Quando um alelo determina o surgimento de uma característica que confere uma vantagem ao indivíduo, ele tende a permanecer dentro da espécie, sendo transmitido assim aos descendentes.

b)CORRETA: Entra ai a questão da Convergencia Adaptativa, que ocorre quando têm lugar adaptações idênticas em populações de indivíduos com ascendência muito diferente. 2 espécies diferentes tem comportamentos semelhantes nas mesmas condições ambientais. Por isso, diferentes normas de reação podem levar a comportamentos semelhantes nas mesmas condições ambientais.

c) ERRADA:Essa parte 'O controle das funções celulares ocorre a partir da ativação dos genes". Tá correta. O que mata a alternativa é a palavra chave EXCLUSIVOS, o que tá errado. É muito radical falar exclusivos. Exemplo: Células musculares tem ativação do gene para ter várias mitocondrias, você poderia pensar que lhe é exclusivo, mas elas também se encontram nos neuronios que tem menos mitocondrias. Não da para falar gene exclusivo, per se para cada tipo de tecido. O mesmo gene que seria então exclusivo, tem sua exceção, o que seria para os músculos, serveria para os neuronios. O erro está em EXCLUSIVOS.

d) ERRADA:A interação do fenótipo GENÓTIPO com o ambiente produz FENÓTIPOS que variam sua expressão ao longo do desenvolvimento do indivíduo. O fenótipo é a expressão de uma característica, que depende do genótipo e do ambiente.

e) ERRADA a palavra errada é independentemente. O certo seria DEPENDENTEMENTE. Elas acontecem dependentemente. Reprodução sexual, tipo de seleção natural

foi o que eu consegui entender, espero ter ajudado :wink:

Última edição: vitoramerico (Qui 05 Mai, 2022 17:13). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”