Genética, Citologia e Bioquímica(UFMG) Meiose

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mai 2017 26 09:01

(UFMG) Meiose

Mensagem não lida por Liliana »

Observe a figura que representa o ciclo reprodutivo de um vegetal no qual n = 10 cromossomos.
meiose2.JPG
meiose2.JPG (18.77 KiB) Exibido 3514 vezes
Com base nos dados da figura e em conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que
A) a estrutura indicada em B apresenta células contendo 20 e 30 cromossomos.
B) a fase C representa um vegetal monoico.
C) as estruturas representadas em 1 e I apresentam 20 cromossomos.
D) as estruturas 5 e V representam, respectivamente, os gametas masculino e feminino.
E) as fases 3 e III resultam da fase equacional da meiose.

Eu sei que é uma questão de botânica, mas minha dúvida não está nessa parte, e sim na meiose... Por eliminação eu saberia que a incorreta é a letra d), mas por que a letra e) está correta??
Da meiose 1 para a 2 passa de 4x de DNA para 2x de DNA, e da meiose 2 para a formação do gameta (que é o que mostra nessa alternativa), passa de 2x para x, então não foi reducional??

Última edição: Liliana (Sex 26 Mai, 2017 09:01). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: Dom 08 Nov, 2015 17:53
Última visita: 06-06-22
Mai 2017 26 10:58

Re: (UFMG) Meiose

Mensagem não lida por VemProPai »

O vestibular que eu fiz, não cobrava botânica, porém se não me falha a memória, eles (gametas) já saem haploides das plantas (em 1).

Última edição: VemProPai (Sex 26 Mai, 2017 11:02). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mai 2017 29 17:04

Re: (UFMG) Meiose

Mensagem não lida por Liliana »

Na verdade, 1 é o esporo, que sofre meiose para originar o gametófito haploide (4 e IV), que irá originar os gametas.
1 e I são os esporos que sofrem meiose I, originando 2 e II, que sofrem meiose 2, originando 3 e III, que sofrerão mitose, dando origem ao gametófito. Mas não entendi por que da meiose I para a meiose II considera equacional



Avatar do usuário
Ornitorrindo
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Ter 09 Nov, 2021 11:50
Última visita: 01-07-22
Jun 2022 25 18:26

Re: (UFMG) Meiose

Mensagem não lida por Ornitorrindo »

A meiose ela se divide em 2 etapas: uma parte reducional e logo após equacional.

Seja um célula n que está em processo de meiose, esta NÃO dobrará a sua quantidade de material genético durante a subfase S da intérfase, passará pela prófase I, metáfase I, anáfase I e, durante a citocinese da telófase, se dividirá em 2 células n.

Agora, já na segunda etapa da meiose, as células-filha duplicarão seu DNA durante a subfase S da interfase, passando pela prófase II, metáfase II, cujas cromátides irmãs já não mais estarão pareadas na linha equatorial como na metáfase I, logo após na anáfase II ocorrerá separação de cromátides-irmãs e, por fim, citocinese.

Perceba que na etapa 2, temos o seguinte:

n [tex3]\rightarrow [/tex3] 2n [tex3]\rightarrow [/tex3] n

O que resulta, então, no processo de meiose.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”