Genética, Citologia e BioquímicaHerança Quantitativa Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Ana1212
Elite
Mensagens: 176
Registrado em: Sáb 18 Mai, 2019 12:28
Última visita: 02-08-20
Jun 2019 16 20:37

Herança Quantitativa

Mensagem não lida por Ana1212 »

Leia a notícia abaixo:
“O sistema de avaliação das cotas raciais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está sendo questionado por um grupo de estudantes autodeclarados pretos e
pardos. Pela primeira vez, a instituição adotou uma avaliação prévia antes da matrícula dos cotistas. Foram desclassificadas 280 pessoas.”
Fonte:
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educ ... 19/02/12/c
otistas-pretos-e-pardos-reprovados-em-avaliacao-racial-pela-ufpe-
questionam-decisao.ghtml

Considere que:
Alelos A ou B = maior produção de melanina
Alelos a ou b = menor produção de melanina
Do ponto de vista genético, a herança relacionada à cor da pele é poligênica. Considerando apenas dois genes para esta característica, o cruzamento entre
indivíduos morenos claros (Aabb ou aaBb) poderia gerar descendência com:

A) 4/16 de indivíduos brancos.
B) 1/16 de indivíduos negros.
C) 2/16 de indivíduos morenos escuros.
D) 6/16 de indivíduos morenos médios.
E) 10/16 de indivíduos morenos claros.

GABARITO: A




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 16 21:17

Re: Herança Quantitativa

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, Ana, eu aqui de novo :P:P

Cada alelo contribui igualmente para acentuar a produção de melanina, assim, quanto maior a quantidade destes, mais escura será a cor da pele. O enunciado não deixou muito claro, mas pelas alternativas supomos o seguinte: quatro alelos dominantes geram o fenótipo negro; três alelos dominantes, moreno escuro; dois alelos dominantes, moreno médio; apenas um alelo dominante, moreno claro e nenhum alelo dominante, branco.

Agora, um cruzamento possível de analisarmos e seus gametas formados são os seguintes:

Herança quantitativa.png
Herança quantitativa.png (44.17 KiB) Exibido 2414 vezes

[tex3]\text{a)}[/tex3] Verdadeiro. Para que ocorra o fenótipo branco [tex3]\text{(aabb)},[/tex3] todos os alelos devem ser recessivos. A probabilidade de isso ocorrer é [tex3]\frac{2}{4} \cdot \frac{2}{4} = \frac{4}{16}[/tex3]

[tex3]\text{b)}[/tex3] Falso. Não esperamos encontrar nenhum indivíduo negro [tex3]\text{(AABB)}[/tex3] pois não há alelos suficientes para isso.

[tex3]\text{c)}[/tex3] Falso. Mesma justificativa do item anterior

[tex3]\text{d)}[/tex3] Falso. Para que ocorra o fenótipo moreno médio [tex3]\text{(AAbb)},[/tex3] devemos ter dois alelos dominantes. A probabilidade de isso ocorrer é [tex3]\frac{2}{4} \cdot \frac{2}{4} = \frac{4}{16}[/tex3]


[tex3]\text{e)}[/tex3] Falso. Para que ocorra o fenótipo morenos claro [tex3]\text{(Aabb)},[/tex3] , devemos ter apenas um alelo dominante. Agora, é necessário dividir em casos:

[tex3]\textrm{i)}[/tex3] O gameta com alelo dominante [tex3]\text{(Aa)}[/tex3] vem do pai enquanto o gameta com os dois alelos recessivos [tex3]\text{(ab)}[/tex3] vem da mãe: [tex3]\frac{2}{4} \cdot \frac{2}{4} = \frac{4}{16}[/tex3]

[tex3]\textrm{ii)}[/tex3] O gameta com alelo dominante [tex3]\text{(Aa)}[/tex3] vem da mãe enquanto o gameta com os dois alelos recessivos [tex3]\text{(ab)}[/tex3] vem do pai: [tex3]\frac{2}{4} \cdot \frac{2}{4} = \frac{4}{16}[/tex3]

Então, espera-se [tex3]\frac{4}{16} + \frac{4}{16} = \frac{8}{16}[/tex3] de indivíduos morenos claros.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 16 21:18

Re: Herança Quantitativa

Mensagem não lida por MateusQqMD »

A redação acabou ficando um pouco grande pq eu resolvi analisar todos os itens. Acredito que tenha ficado melhor assim. Qlq dúvida você manda aí.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Ana1212
Elite
Mensagens: 176
Registrado em: Sáb 18 Mai, 2019 12:28
Última visita: 02-08-20
Jun 2019 17 09:53

Re: Herança Quantitativa

Mensagem não lida por Ana1212 »

Oi! Ahaha :P
Então, eu achei o enunciado confuso, pois diz: o cruzamento entre
indivíduos morenos claros (Aabb ou aaBb) poderia gerar descendência com:

"Ou" tentei fazer primeiro o cruzamente entre Aabb x Aabb e depois entre aaBb x aaBb e somar os resultados kkkk.

Valeu! :)



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 17 10:52

Re: Herança Quantitativa

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Vixee 😟

Que pegadinha. Mas acredito que aquele "ou" seja para afirmar que o genótipo dos indivíduos morenos claros é um daqueles dois.

De nada! :)



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”