Reino Monera, Vírus e Parasitologia(ENEM-2011) HPV Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 11 10:56

(ENEM-2011) HPV

Mensagem não lida por joãofw »

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.


O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da

a.
alta concentração de macrófagos.

b.
elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.

c.
aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.

d.
rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.

e.
presença de células de memória que atuam na resposta secundária.
Resposta

e
Bom dia galera!
Por que não pode ser a alternativa "b"?




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2020 11 11:27

Re: (ENEM-2011) HPV

Mensagem não lida por Planck »

Olá, joãofw.

Os anticorpos específicos só são “criados” quando o patógeno alvo encontra-se no sistema circulatório. Ou seja, é incoerente afirmar que uma pessoa vacinada possui maior taxa de anticorpos específicos circulantes para o HPV. O benefício da vacina é propiciar uma resposta imunológica mais rápida e eficaz contra o patógeno e isso é possível com a presença de células de memória. Se não me engano, os macrófagos são essenciais na formação das células de memória. Note que o enunciado pergunta o porquê e não a consequência.

O desenvolvimento e regulação da resposta imune ocorre em três etapas sucessivas:
  • Fase de reconhecimento ou indução: é a fase na qual o antígeno é “capturado” e carregado pelos macrófago (ele é como um espião que captura um agente inimigo e apresenta para o exército que está na defesa). O macrófago apresenta, de modo apropriado, o antígeno aos linfócitos.
  • Fase de proliferação clonal: o antígeno desencadeia uma multiplicação das células de defesa e síntese de moléculas de reconhecimento, a produção de anticorpos pelos linfócitos B e de seus receptores específicos na superfície dos linfócitos T-Killer (esse é o destruidor, o assassino profissional do sistema imunológico).
  • Fase efetiva: é a fase de reação. Os linfócitos T-Killer começam sua atuação neutralizando o antígeno. No decorrer da resposta imune, ocorrem mecanismos reguladores e, para evitar que esses mecanismos prejudiquem o receptor, ocorrem alguns processos.

Última edição: Planck (Seg 11 Mai, 2020 11:28). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 11 12:17

Re: (ENEM-2011) HPV

Mensagem não lida por joãofw »

Magnífico sua resolução. Entendi perfeitamente, Planck. É preciso considerar que a taxa dos anticorpos é elevada após o momento que o indivíduo recebe a vacina. Depois essa taxa é diminuída. Uma pessoa que recebe a vacina, estimula a criação de células de memória através dos Linfócito "B" e "T". Numa infecção posterior com o agente etiológico da doença, o indivíduo vacinado apresentará uma resposta secundária mais rápida e duradoura. Por outro lado, o indivíduo não vacinado não terá essa resposta secundária, por não apresentar células de memória. Desse modo, é como se o indivíduo estivesse "recebendo" uma vacina pela primeira vez.



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2020 11 13:21

Re: (ENEM-2011) HPV

Mensagem não lida por Planck »

Planck escreveu:
Seg 11 Mai, 2020 11:27
É preciso considerar que a taxa dos anticorpos é elevada após o momento que o indivíduo recebe a vacina. Depois essa taxa é diminuída. Uma pessoa que recebe a vacina, estimula a criação de células de memória através dos Linfócito "B" e "T". Numa infecção posterior com o agente etiológico da doença, o indivíduo vacinado apresentará uma resposta secundária mais rápida e duradoura. Por outro lado, o indivíduo não vacinado não terá essa resposta secundária, por não apresentar células de memória. Desse modo, é como se o indivíduo estivesse "recebendo" uma vacina pela primeira vez.
Exato!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”