Reino Monera, Vírus e Parasitologia(PUCMG 2007) Aids Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2018 26 18:33

(PUCMG 2007) Aids

Mensagem não lida por danimedrado »

Já não se fala da Aids (campanha de prevenção e reportagens) como se falava há alguns anos, mas é sempre oportuno lembrar que o HIV continua infectando e matando milhares de pessoas por ano.
A esse respeito, leia o texto a seguir.
Em pouco menos de 20 anos, a Aids já foi responsável por cerca de 19 milhões de óbitos no mundo inteiro. Somam-se a esses os quase 34 milhões de portadores vivos de Aids no planeta. Acredita-se que grande parte desses indivíduos não sobreviverá, pois vive em países que são estrutural e economicamente incapazes de prover tratamento.
Supondo que a Aids fosse controlada hoje (o que é obviamente uma impossibilidade) e somente esses dois números totalizassem o seu número de mortes, ela seria responsável por mais de 53 milhões de óbitos. Esse número ultrapassa qualquer calamidade pública já vivida pelo homem, seja ela de caráter natural, médico ou social. A peste negra, por exemplo, matou de 22 a 45 milhões de pessoas na Europa. Mesmo a gripe espanhola, talvez a mais grave epidemia conhecida até então, matou cerca de 21 milhões de pessoas entre 1918 e 1919. Possivelmente, com as nossas atuais 'armas', seríamos capazes de frear em grande escala essas outras doenças.
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA:
a. Deve estar ocorrendo seleção de um número maior de indivíduos resistentes à Aids nos países incapazes de prover tratamento para aidéticos.
b. O tratamento com o coquetel antiaids favorece a disseminação do HIV.
c. O aumento da população mundial e a intensificação dos contatos entre as diferentes populações humanas favoreceram a pandemia de Aids.
d. O uso de antibióticos e vacinas, hoje disponíveis, poderia ser útil na prevenção da peste negra e da gripe espanhola respectivamente.
Resposta

B
Alguém poderia me ajudar? Havia marcado letra C.




Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2018 26 19:06

Re: (PUCMG 2007) Aids

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Olá,

a. Verdadeiro. Sugiro a leitura dessa matéria para que você compreenda melhor essa alternativa.

b. Falso. O tratamento com o coquetel antiaids não favorece a disseminação do HIV, já que ele é responsável por diminuir a carga viral(a quantidade de vírus) das pessoas infectadas. Inclusive essa é uma medida de tratamento em mulheres grávidas infectadas para evitar a contaminação de recém-nascidos.

c. Verdadeiro. É sabido que há algumas regiões com uma maior incidência de pessoas portadoras do HIV, o deslocamento para essas áreas, ou de pessoas dessas áreas para outras, por exemplo, favorece a disseminação do vírus.

d. Verdadeiro. A peste negra é causada por uma bactéria, dessa forma, um antibiótico poderia ser útil na prevenção da doença. Semelhante para a gripe espanhola, o que muda é que a vacina iria promover uma resposta secundária em relação a doença.

Última edição: Auto Excluído (ID:20809) (Qui 26 Jul, 2018 19:22). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”