Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Reino Monera, Vírus e ParasitologiaTuberculose e AIDS

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jul 2018 25 10:34

Tuberculose e AIDS

Mensagem não lida por danimedrado »

"Doenças que afetam grande número de brasileiros e causam muitas mortes, a tuberculose e a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) recebem uma atenção diferenciada do sistema público de saúde. Quando as duas doenças estão associadas, porém, a situação ainda mais preocupante, já que essa coinfecção aumenta o risco de morte."
Uma análise dos diferentes fatores, associados à tuberculose e à infecção conjunta de Mycobacterium tuberculosis e HIV, permite afirmar:
a) O fenômeno da resistência bacteriana aos medicamentos tem sua base molecular na variação decorrente de alterações na informação genética.
b) O bacilo de Koch e o HIV compartilham a existência de um aparato ribossomal e enzimático para a síntese de proteínas específicas desses patógenos.
c) O vírus e o bacilo formam uma aliança perigosa devido à intensa competição que se estabeleceu na luta para a entrada, em primeiro lugar na célula alvo.
d) Na coinfecção Aids-tuberculose, o HIV, com um bacteriófago, realiza um ciclo lítico, incorporando seu material genético aos plasmídeos de M. tuberculosis.
e) A combinação de quatro fármacos bactericidas em um único comprimido torna o tratamento eficaz, pois libera o sistema imunológico do paciente da resposta primária à infecção.
Resposta

A
Alguém poderia me explicar essa questão?

Avatar do usuário

VctMR
Elite
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Mai 2018, 21:54
Última visita: 23-08-21
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 31 vezes
Ago 2019 06 13:47

Re: Tuberculose e AIDS

Mensagem não lida por VctMR »

danimedrado,
a resistência bacteriana configura-se, com a reprodução sexuada, uma maior variabilidade genética, ou seja, há a formação de novas bactérias por conjugação (transferência de plasmídio ou dna circular) o que promove uma seleção natural aos medicamentos. Tal relação de resistência também é intrínseca ao vírus da AIDS, posto que estes apresentam variabilidade antigênica, seu material genético é capaz de sofrer mutações. Quando esses dois agentes estão associados (vírus da imunodeficiência humana e bacilo de Koch) ocorre falhas na imunidade celular acarretadas pelo HIV, que diminuem a capacidade de combater e controlar a infecção da tuberculose. Contrair a doença quando se tem HIV pode significar um agravamento potencialmente fatal. A principal causa de morte entre as pessoas vivendo com HIV é a tuberculose. O HIV então, ataca e destrói as defesas do corpo, facilitando a ocorrência de infecções, como a tuberculose e outras doenças oportunistas.

leia mais sobre: https://www.minhavida.com.br/saude/mate ... uberculose

Editado pela última vez por VctMR em 06 Ago 2019, 13:51, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”