Página 1 de 1

Tuberculose e AIDS

Enviado: Qua 25 Jul, 2018 10:34
por danimedrado
"Doenças que afetam grande número de brasileiros e causam muitas mortes, a tuberculose e a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) recebem uma atenção diferenciada do sistema público de saúde. Quando as duas doenças estão associadas, porém, a situação ainda mais preocupante, já que essa coinfecção aumenta o risco de morte."
Uma análise dos diferentes fatores, associados à tuberculose e à infecção conjunta de Mycobacterium tuberculosis e HIV, permite afirmar:
a) O fenômeno da resistência bacteriana aos medicamentos tem sua base molecular na variação decorrente de alterações na informação genética.
b) O bacilo de Koch e o HIV compartilham a existência de um aparato ribossomal e enzimático para a síntese de proteínas específicas desses patógenos.
c) O vírus e o bacilo formam uma aliança perigosa devido à intensa competição que se estabeleceu na luta para a entrada, em primeiro lugar na célula alvo.
d) Na coinfecção Aids-tuberculose, o HIV, com um bacteriófago, realiza um ciclo lítico, incorporando seu material genético aos plasmídeos de M. tuberculosis.
e) A combinação de quatro fármacos bactericidas em um único comprimido torna o tratamento eficaz, pois libera o sistema imunológico do paciente da resposta primária à infecção.
Resposta

A
Alguém poderia me explicar essa questão?

Re: Tuberculose e AIDS

Enviado: Ter 06 Ago, 2019 13:47
por VctMR
danimedrado,
a resistência bacteriana configura-se, com a reprodução sexuada, uma maior variabilidade genética, ou seja, há a formação de novas bactérias por conjugação (transferência de plasmídio ou dna circular) o que promove uma seleção natural aos medicamentos. Tal relação de resistência também é intrínseca ao vírus da AIDS, posto que estes apresentam variabilidade antigênica, seu material genético é capaz de sofrer mutações. Quando esses dois agentes estão associados (vírus da imunodeficiência humana e bacilo de Koch) ocorre falhas na imunidade celular acarretadas pelo HIV, que diminuem a capacidade de combater e controlar a infecção da tuberculose. Contrair a doença quando se tem HIV pode significar um agravamento potencialmente fatal. A principal causa de morte entre as pessoas vivendo com HIV é a tuberculose. O HIV então, ataca e destrói as defesas do corpo, facilitando a ocorrência de infecções, como a tuberculose e outras doenças oportunistas.

leia mais sobre: https://www.minhavida.com.br/saude/mate ... uberculose