Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Reino Monera, Vírus e ParasitologiaVirologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Mai 2018 23 17:54

Virologia

Mensagem não lida por danimedrado »

Penso que a vida resulta da combinação de quatro processos - metabolismo, reprodução, memória e capacidade de mudança - e de uma lei de correspondência entre memória e metabolismo. Se tomarmos isso como definição, os vírus não podem ser considerados seres vivos, pois não têm metabolismo nem lei de correspondência.
A confrontação do conceito de vida expresso acima, com características exibidas pelos vírus, considerando a teoria celular permite afirmar:
I. Vírus e seres vivos compartilham os mesmos tipos de moléculas em sua organização.
II. O incipiente genoma viral os torna parasitas obrigatórios da organização celular.
III. A universalidade do DNA como material genético, entre os vírus, os aproxima da condição biológica.
IV. A condição vital está inevitavelmente associada à estrutura molecular, prescindindo da organização celular.
V. Nos vírus, a capacidade de evoluir por mutação é uma realidade a despeito de sua organização molecular e da condição parasitária.
São corretas apenas as afirmações:
01) I, II e III.
02) I, II, IV e V.
03) II, III, IV e V.
04) III, IV e V.
05) I, II e V.
Resposta

05
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu achava que a I estava incorreta e a IV estava correta.

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Mai 2018 24 07:44

Re: Virologia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. As moléculas formadoras do vírus são as moléculas orgânicas, assim como as de qualquer outro ser vivo. Com isso, conclui-se que a primeira proposição está correta.

A seguir, a segunda diz-nos que a incipiência (não ter um "recipiente", ou seja, ser acelular) do vírus torna-os obrigatoriamente um parasita, o que, de fato, é uma verdade irrefutável. O vírus necessita adentrar a uma célula para que possa ter um metabolismo necessário à sobrevivência.

Já na terceira afirmação, há um absurdo ao dizer que os vírus possuem universalmente (deve-se tomar um extremo cuidado com palavras muito intensas) o material genético sendo DNA. Existem os retrovírus (como o vírus do HIV), que tem como material genético o RNA, além disso, há estudos que mostram a existência de vírus que possuem os dois materiais genéticos (é só uma curiosidade essa última parte, normalmente nos vestibulares só é cobrado a dicotomia entre DNA e RNA).

Adiante, a quarta proposição pode, realmente, causar uma confusão. A condição do vírus está inevitavelmente ligado à ausência da organização celular, pois a estrutura molecular já é existente (o próprio material genético é uma molécula).

Por fim, a última afirmação é correta ao aludir que os vírus também estão sujeitos a mutações em sua organização molecular (perceba que essa afirmação já anularia a proposição anterior).

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”