Reino Monera, Vírus e ParasitologiaVirologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mai 2018 23 17:54

Virologia

Mensagem não lida por danimedrado »

Penso que a vida resulta da combinação de quatro processos - metabolismo, reprodução, memória e capacidade de mudança - e de uma lei de correspondência entre memória e metabolismo. Se tomarmos isso como definição, os vírus não podem ser considerados seres vivos, pois não têm metabolismo nem lei de correspondência.
A confrontação do conceito de vida expresso acima, com características exibidas pelos vírus, considerando a teoria celular permite afirmar:
I. Vírus e seres vivos compartilham os mesmos tipos de moléculas em sua organização.
II. O incipiente genoma viral os torna parasitas obrigatórios da organização celular.
III. A universalidade do DNA como material genético, entre os vírus, os aproxima da condição biológica.
IV. A condição vital está inevitavelmente associada à estrutura molecular, prescindindo da organização celular.
V. Nos vírus, a capacidade de evoluir por mutação é uma realidade a despeito de sua organização molecular e da condição parasitária.
São corretas apenas as afirmações:
01) I, II e III.
02) I, II, IV e V.
03) II, III, IV e V.
04) III, IV e V.
05) I, II e V.
Resposta

05
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu achava que a I estava incorreta e a IV estava correta.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 24 07:44

Re: Virologia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. As moléculas formadoras do vírus são as moléculas orgânicas, assim como as de qualquer outro ser vivo. Com isso, conclui-se que a primeira proposição está correta.

A seguir, a segunda diz-nos que a incipiência (não ter um "recipiente", ou seja, ser acelular) do vírus torna-os obrigatoriamente um parasita, o que, de fato, é uma verdade irrefutável. O vírus necessita adentrar a uma célula para que possa ter um metabolismo necessário à sobrevivência.

Já na terceira afirmação, há um absurdo ao dizer que os vírus possuem universalmente (deve-se tomar um extremo cuidado com palavras muito intensas) o material genético sendo DNA. Existem os retrovírus (como o vírus do HIV), que tem como material genético o RNA, além disso, há estudos que mostram a existência de vírus que possuem os dois materiais genéticos (é só uma curiosidade essa última parte, normalmente nos vestibulares só é cobrado a dicotomia entre DNA e RNA).

Adiante, a quarta proposição pode, realmente, causar uma confusão. A condição do vírus está inevitavelmente ligado à ausência da organização celular, pois a estrutura molecular já é existente (o próprio material genético é uma molécula).

Por fim, a última afirmação é correta ao aludir que os vírus também estão sujeitos a mutações em sua organização molecular (perceba que essa afirmação já anularia a proposição anterior).



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”