Reino Monera, Vírus e ParasitologiaBacteriologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Fev 2018 02 15:52

Bacteriologia

Mensagem não lida por danimedrado »

Até o século passado, bactérias eram vistas apenas com aversão e como vilãs. E com razão: os esforços da microbiologia estavam em combater as doenças infecciosas e criar vacinas nessa guerra contra os micróbios. Agora, médicos e pesquisadores estudam as bactérias que vivem no intestino pensando em usar esses micro-organismos tanto para melhorar a saúde em geral como para tratar doenças. O papel da flora intestinal ganhou importância. Pesquisas apontam sua relação com doenças metabólicas (como obesidade e diabetes), alergias e proteção imunológica contra organismos invasores, sem contar os problemas gastrointestinais. Para fortalecer essa barreira ou até recuperá-la, médicos do Brasil e do exterior estão usando probióticos (bactérias vivas que trazem benefícios para o hospedeiro), agora disponíveis em cápsulas; além do uso de probióticos e das doenças associadas à flora intestinal, pesquisadores também estão de olho no DNA das bactérias que habitam o intestino. O grupo já conseguiu catalogar 3,3 milhões de genes de microbióticos em amostras de fezes de cerca de 124 pessoas; um dos estudos mostrou que quem tem menor diversidade de bactérias na microbiota intestinal tende a ser obeso, a ter mais gordura no fígado e responder pior a dietas. (VERSOLATO, 2012).
A abordagem ampliada da microbiologia que, mesmo continuando a combater doenças infecciosas e criar vacinas, avança no sentido de usar bactérias em uma nova dimensão profilática e terapêutica, permite afirmar:
a) Os probióticos poderiam funcionar como vacinas comestíveis, favorecendo a imunização ativa.
b) A ação antigênica dos probióticos é desencadeada rapidamente porque essas contêm anticorpos prontos para defesa imediata, funcionando como soro imune.
c) As bactérias que constituem probióticos produzem anticorpos contra diferentes patógenos, razão pela qual têm poder terapêutico.
d) O uso profilático dos probióticos só é possível porque o estímulo para a produção do anticorpo exige micro-organismos vivos e íntegros.
e) A colonização do intestino pelas bactérias dos probióticos cria novas relações ecológicas - únicas nesses ecossistemas.

Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu achava que a E que estava correta.




Avatar do usuário
GirardModerno
2 - Nerd
Mensagens: 136
Registrado em: Dom 28 Mai, 2017 17:15
Última visita: 30-12-18
Fev 2018 02 16:33

Re: Bacteriologia

Mensagem não lida por GirardModerno »

E lá vamos nós...
Muito boa tarde!
Seguinte, vou explicar cada item, qualquer dúvida é só dar um grito.

a) Os probióticos funcionam como "vacina comestível" devido ao fato de estarmos ingerindo um patógeno, provavelmente, atenuado, e dessa forma nosso organismo será estimulado a produzir anticorpos contra esse invasor.

b) Os probióticos não possuem anticorpos, eles possuem bactérias! E conforme explicado no item a, nosso organismo será estimulado a produzir os tais anticorpos.

c) Vide item a e b

d) Não, o estímulo não exige que os micro-organismos estejam vivos e íntegros para o organismos responder com a produção de anticorpos. Dê uma olhada nesse link pra ajudar http://www.riscobiologico.org/pagina_ba ... _pagina=51

e) Não vejo o surgimento de novas relações ecológicas nesse meio e muito menos sendo essas exclusivas desse ecossistema.

VALEU?!



"Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades"
- Stan Lee

Responder

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”