Reino Monera, Vírus e Parasitologia(UFSJ) Vírus

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Carolinethz
Veterano
Mensagens: 292
Registrado em: Dom 27 Set, 2015 15:30
Última visita: 06-09-22
Jan 2022 25 09:30

(UFSJ) Vírus

Mensagem não lida por Carolinethz »

(UFSJ/2013) - Martha Chase, nascida em 1927 na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos da América, foi uma importante geneticista de nosso século ao contribuir significativamente na compreensão do processo de hereditariedade. Ela foi coautora do trabalho com Alfred Hershey (1908-1997), publicado em 1952. Na época, ela era assistente de laboratório na Universidade da Carolina do Sul. O experimento, conhecido como o “Experimento do Liquidificador”, foi elaborado para responder a uma questão bastante presente na época. Já há algumas décadas os cientistas se dedicavam ao estudo de um certo tipo de vírus (bacteriófagos ou fagos) que infectava bactérias para se reproduzir. Com esses estudos os cientistas procuravam avançar na compreensão das moléculas envolvidas na transmissão de características genéticas. A pergunta da época, de Martha Chase, era: qual é o componente que permite a reprodução dos vírus bacteriófagos (ou fagos)? Isso porque esses vírus são organismos bem simples, compostos basicamente de uma molécula de DNA e uma cápsula de proteína. Então: Qual dessas duas estruturas estaria envolvida na reprodução? Martha Chase participou dos experimentos no grupo de Hershey. Eles adicionaram fagos com marcação diferencial no DNA e na cápsula proteica a uma cultura de bactérias, permitindo que os vírus infectassem as bactérias. Então, eles agitaram essa mistura de vírus e bactéria em um liquidificador bem controlado para separar os vírus das bactérias sem estourar as membranas celulares delas. Ao final do experimento, Hersey e Chase examinaram apenas as bactérias separadas, procurando as porções marcadas. Eles encontraram dentro da bactéria partes marcadas do DNA do vírus e não encontraram partes marcadas da cápsula proteica do vírus. “Esses resultados permitiram concluir que apenas o DNA do fago penetra na bactéria quando ocorre a infecção e que, a partir do DNA, é produzida toda uma geração de novos fagos com DNA e proteínas típicos da espécie de fagos utilizada. Portanto, podia-se concluir que a fonte das informações hereditárias é o DNA, pois, a partir dele, pode-se produzir tanto DNA quanto proteínas virais.”

Sobre as conclusões do experimento de Hershey e Chase, é INCORRETO afirmar que:
a) para as conclusões, foram consideradas apenas as porções marcadas de cápsula proteica e DNA virais presentes nas bactérias não lizadas.
b) para se reproduzirem, os fagos injetaram apenas seu DNA nas bactérias e, a partir do DNA viral, produziram DNA e proteínas virais.
c) para o experimento, foram selecionadas as bactérias infectadas que não foram lizadas pelos fagos.
d) ao invadir as bactérias, os fagos incorporaram o DNA das bactérias para reproduzir seu material genético.
Resposta

Letra d
Gente, não entendi nadinha dessa questão, alguém me ajuda contextualizando cada alternativa com o texto, se possível?
Obrigada!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Monera, Vírus e Parasitologia”