Reino Fungi, Reino Protista e Protozooses(UPE-2016) Doenças em geral Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Abr 2020 28 10:27

(UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por joãofw »

O Brasil é um país megabiodiverso, pois quase todo o seu território está inserido numa zona tropical, quente e úmida, propiciando a abundância de muitas espécies da fauna e da flora. Entretanto, parte das nossas florestas foram substituídas por áreas urbanas e agrícolas, permitindo a aproximação humana e a dos animais domésticos ou domesticados com os animais silvestres e seus habitats. Assim, com o decorrer do tempo, as modificações impostas pela atividade humana como também o aumento populacional e a poluição fizeram disseminar agentes infecciosos em quase todo o território brasileiro, chegando até aos ambientes mais preservados.
Sobre isso, observe a tabela a seguir:

A B C
I. Febre maculosa Capivaras Por meio de picadas de carrapatos possivelmente do gênero Amblyomma spp.
II. Leptospirose Roedores silvestres Por meio de contato de mucosas com água, alimentos ou outras formas contaminadas pela urina de animais.
III. Tuberculose Primatas Por meio da inalação de esporos no meio ambiente, principalmente fechado.
IV. Doença de Chagas Preguiças e tamanduás Pelo contato com as fezes dos vetores biológicos (hemípteros), principalmente dos gêneros Triatoma, Panstrongyluse Rhodniuscontendotripomastigotas.
V. Leishmaniose tegumentar Gatos e cachorros do mato Pelo solo contaminado com os ovos do parasita e através da pele (larvas).

Os itens que relacionam CORRETAMENTE a zoonose (A) com as principais fontes de infecção (B) reservatórios e a via de transmissão (C) são, apenas, os seguintes:

A) II e IV.
B) I, IV e V.
C) II, III e V.
D) I, II e III.
E) I e IV.


Essa questão me deu um trabalho, pois envolve os reservatórios naturais de certas doenças.
Ainda na questão, tive dificuldade de entender o porquê da afirmativa "IV", da doença de chagas, estar incorreta.
Resposta

d.I, II e III.

Última edição: joãofw (Ter 28 Abr, 2020 11:19). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2020 28 15:40

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, João.

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, sendo que o tripanossomo é transmitido por insetos chamados de “barbeiros” ou “chupanças”.

Sugiro que você faça uma pesquisa sobre cada uma das zoonoses citadas na questão, pois não irei detalhar todas aqui.. caso tenha dúvida em alguma, daí você manda no tópico, blz?



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Abr 2020 28 15:57

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por joãofw »

Mateus, na verdade, eu gostaria de saber o motivo que faz a afirmativa "IV" estar incorreta. Porque, vejamos a febre maculosa. Essa bacteriose tem como reservatório natural animais silvestres, como a capivara. Com efeito, o carrapato estrela ingere o sangue contaminado desses animais silvestres e, desse modo, infecta os seres humanos. Do mesmo modo, pode ocorrer com a doença de Chagas. Inclusive, o fato dessa doença ter aumentado nos últimos anos é o fato de que o desmatamento afasta os hospedeiros naturais do Triatoma infestans e, também, faz com que os barbeiros migrem para áreas urbanas. Estou certo?
Última edição: joãofw (Ter 28 Abr, 2020 16:00). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2020 28 16:18

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por Planck »

joãofw escreveu:
Ter 28 Abr, 2020 10:27
Mateus, na verdade, eu gostaria de saber o motivo que faz a afirmativa "IV" estar incorreta. Porque, vejamos a febre maculosa. Essa bacteriose tem como reservatório natural animais silvestres, como a capivara. Com efeito, o carrapato estrela ingere o sangue contaminado desses animais silvestres e, desse modo, infecta os seres humanos. Do mesmo modo, pode ocorrer com a doença de Chagas. Inclusive, o fato dessa doença ter aumentado nos últimos anos é o fato de que o desmatamento afasta os hospedeiros naturais do Triatoma infestans e, também, faz com que os barbeiros migrem para áreas urbanas. Estou certo?
O motivo é que a contaminação ocorre pelo contato com as fezes contaminadas dos vetores biológicos. Ou seja, o hemíptero precisa estar contaminado.

Eu vi uma justificativa que contestava os hemípteros serem vetores biológicos, fazendo a confusão entre vetores e reservatórios naturais.

A justificativa mais plausível para a questão é que não mencionou fezes contaminadas.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Abr 2020 28 16:24

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por joãofw »

Nossa, essa Universidade acaba com os vestibulandos com uma questão dessa... Muito obrigado mais uma vez, era essa a minha dúvida.



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2020 28 16:35

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por Planck »

Planck escreveu:
Ter 28 Abr, 2020 16:18
Nossa, essa Universidade acaba com os vestibulandos com uma questão dessa... Muito obrigado mais uma vez, era essa a minha dúvida.
De nada!



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2020 28 16:50

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por MateusQqMD »

joãofw escreveu:
Ter 28 Abr, 2020 15:57
Mateus, na verdade, eu gostaria de saber o motivo que faz a afirmativa "IV" estar incorreta. Porque, vejamos a febre maculosa. Essa bacteriose tem como reservatório natural animais silvestres, como a capivara. Com efeito, o carrapato estrela ingere o sangue contaminado desses animais silvestres e, desse modo, infecta os seres humanos. Do mesmo modo, pode ocorrer com a doença de Chagas. Inclusive, o fato dessa doença ter aumentado nos últimos anos é o fato de que o desmatamento afasta os hospedeiros naturais do Triatoma infestans e, também, faz com que os barbeiros migrem para áreas urbanas. Estou certo?
Certo..

Mas em qualquer literatura é citado que as fezes do inseto Triatoma infestans são a principal fonte de infecção, não? Pois, após picar uma pessoa, o inseto defeca; caso esteja contaminado, os tripanossomos podem penetrar na pela; etc.. Veja que o item IV cita preguiças e tamanduás como principais fontes de infecção.

Acredito que o aumento do número de casos esteja relacionado com a invasão das áreas naturais dos barbeiros.. e não com os hospedeiros naturais, e também pela ingestão de alimentos contaminados com o Tripanossoma.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2020 28 16:55

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Planck escreveu:
Ter 28 Abr, 2020 16:18
O motivo é que a contaminação ocorre pelo contato com as fezes contaminadas dos vetores biológicos. Ou seja, o hemíptero precisa estar contaminado.

Eu vi uma justificativa que contestava os hemípteros serem vetores biológicos, fazendo a confusão entre vetores e reservatórios naturais.

A justificativa mais plausível para a questão é que não mencionou fezes contaminadas.
Eu, particularmente, não concordo com essa interpretação.

Veja que o primeiro item também não cita carrapatos contaminados, mas mesmo assim foi considerado como correto.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Abr 2020 28 17:02

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por Planck »

joãofw escreveu:
Ter 28 Abr, 2020 10:27
Eu, particularmente, não concordo com essa interpretação.

Veja que o primeiro item também não cita carrapatos contaminados, mas mesmo assim foi considerado como correto.
Concordo, não me atentei a isso. Nessa lógica, o primeiro item também seria incorreto. Então, a questão não foi tão “sacana” assim. Fui pesquisar um pouco aqui nos livros e eles citam como reservatório natural morcegos, gambás e tatus.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Abr 2020 28 17:15

Re: (UPE-2016) Doenças em geral

Mensagem não lida por joãofw »

Mas em qualquer literatura é citado que as fezes do inseto Triatoma infestans são a principal fonte de infecção, não? Pois, após picar uma pessoa, o inseto defeca; caso esteja contaminado, os tripanossomos podem penetrar na pela; etc.. Veja que o item IV cita preguiças e tamanduás como principais fontes de infecção.

Acredito que o aumento do número de casos esteja relacionado com a invasão das áreas naturais dos barbeiros.. e não com os hospedeiros naturais, e também pela ingestão de alimentos contaminados com o Tripanossoma.
[/quote]


Não foi isso o que eu interpretei. Sei que a infecção por tripanossomos é pelo contato da ferida com as fezes. No caso dos animais silvestres, isso pode acontecer. Peguemos um tatu, ao ser picado pelo barbeiro, as fezes contaminadas infectam o local da ferida do tatu. Assim, pode-se afirmar que ele pode funcionar como reservatório natural, visto que conterá o agente etiológico circulando na corrente sanguínea. Depois, um barbeiro pode ingerir o sangue desse tatu contaminado. Assim, o barbeiro torna-se o hospedeiro intermediário.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Fameca 2018 - Doenças
    por marianacampos » » em Reino Monera, Vírus e Parasitologia
    1 Respostas
    1186 Exibições
    Última msg por jedibli
  • Nova mensagem (UPE-SSA 1 2016) Movimento Vertical
    por alma3de5 » » em Física I
    4 Respostas
    2380 Exibições
    Última msg por alma3de5
  • Nova mensagem (UPE/SSA 3 2016) Radioatividade
    por CherryBoy » » em Química Geral
    1 Respostas
    623 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem UPE Mudança de Fase
    por JW7BR » » em Física III
    0 Respostas
    611 Exibições
    Última msg por JW7BR
  • Nova mensagem UPE 2013 | Funções trigonométricas
    por girlpowers2 » » em Ensino Superior
    3 Respostas
    1015 Exibições
    Última msg por JBelford

Voltar para “Reino Fungi, Reino Protista e Protozooses”