Reino Fungi, Reino Protista e ProtozoosesProzoário

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 02 04:01

Prozoário

Mensagem não lida por zwe »

Em uma creche, houve um surto de disenteria em 65% das crianças e 25% dos funcionários. Após os exames das fezes, o protozoário Entamoeba histolytica/dispar foi identificado como agente causador da doença. A forma de contaminação desse parasito é através de cistos presentes em água e alimentos contaminados, eliminados nas fezes, e que podem ser disseminados por insetos vetores. Nesse contexto, vislumbrando a adoção de medidas preventivas ao aparecimento de novas pessoas doentes, qual a principal fonte de infecção para o ambiente?
a.
Crianças com a doença.

b.
Insetos vetores mecânicos.

c.
Reservatório de água da creche.

d.
Frutas e verduras utilizadas na dieta.

e.
Funcionários portadores, mas sem os sintomas da doença.

Alguém poderia me explicar essa questão?! As letras B/C/D não deveriam estar corretas??

Resposta

E




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 09-12-21
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 10 21:40

Re: Prozoário

Mensagem não lida por Sypru »

Há um adendo que deve ser notado ao ler o enunciado da questão: "qual a principal fonte de infecção para o ambiente?", não está falando da escola, e sim do ambiente em geral. É preciso ter uma boa interpretação das alternativas.

A - As crianças com a doença logo serão identificadas e tratadas, não sendo mais um perigo para a contaminação do ambiente se forem devidamente tratadas e com o parasita exterminada.
B - Lembre-se de que falamos da "principal fonte", insetos vetores mecânicos (ou seja, que transmitem a doença por picada) não são os principais responsáveis pela infecção para o ambiente e sim a água (pense comigo, entre a água contaminada de um rio que é fonte de uma cidade toda ou algumas dezenas de mosquitos contaminados pela escola que não conseguiriam irradiar-se por mais de algumas quadras?) e o alimento (que pode acabar levando essa infecção até mesmo para outras localidades).
C - Lembre-se de que falamos da principal fonte de infecção para o ambiente, não da escola. Assim que descobriram sobre essa doença, logo o reservatório seria dedetizado e o problema acabaria, fim.
D - Aqui há uma pegadinha, não está falando que essa comida está contaminada, logo, jamais que "frutas e verduras" em geral seriam as responsáveis pela infecção ao ambiente.
E - Imagine ser um funcionário portador assintomático da doença e que acaba viajando com constante frequência a várias outras localidades onde não há tratamento de esgoto? Ele, que não terá passado por nenhum tratamento que elimine esse protozoário, será um grande vetor que poderá contaminar cidades inteiras e nunca perceberá.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 15 09:45

Re: Prozoário

Mensagem não lida por zwe »

Agradeço demais pela excelente explicação!!!!

Última edição: zwe (Ter 15 Out, 2019 09:45). Total de 1 vez.



Responder

Voltar para “Reino Fungi, Reino Protista e Protozooses”