Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Reino Vegetal(Mack-2006) Fisiologia vegetal Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
ahyesterday
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Jul 2017, 15:00
Última visita: 22-01-21
Agradeceram: 1 vez
Dez 2020 22 00:11

(Mack-2006) Fisiologia vegetal

Mensagem não lida por ahyesterday »

(Mack-2006) Considere as seguintes afirmações a respeito do mecanismo de fechamento e abertura dos estômatos.

I. As plantas, de uma maneira geral, têm seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite.

II. Em uma planta cujos estômatos estejam completamente fechados, a perda de água por transpiração cessa completamente.

III. Esse mecanismo depende do grau de turgor (turgescência) das células estomáticas.

IV. A presença de cloroplastos nas células estomáticas não tem relação com esse mecanismo.

Estão corretas apenas as afirmações

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e IV.
e) II e IV
Resposta

Gabarito: B
Poderia me explicar as opções III e IV?

Editado pela última vez por MateusQqMD em 22 Dez 2020, 08:52, em um total de 1 vez.
Razão: colocar spoiler no gabarito
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1062 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Dez 2020 22 11:18

Re: (Mack-2006) Fisiologia vegetal

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, ahyesterday.

O movimento estomático é determinado pela entrada e saída de íons potássio nas células-guarda. Em presença de luz ou em baixa concentração de gás carbônico, íons potássio (K+) são bombeados para o interior das células estomáticas. O aumento da concentração desse íon faz as células estomáticas absorverem água de suas vizinhas por osmose, o que causa aumento de volume e abertura do estômato. Em situação inversa, ou seja, na ausência de luz ou em altas concentrações de CO2, as células estomáticas perdem íons potássio; com isso, diminui sua pressão osmótica e elas perdem água, o que acarreta o fechamento do ostíolo.

fonte: AMABIS, JOSÉ MARIANO; MARTHO, GILBERTO RODRIGUES.
Abertura+e+fechamento+dos+estômatos.jpg
Abertura+e+fechamento+dos+estômatos.jpg (62.54 KiB) Exibido 4155 vezes
fonte: https://slideplayer.com.br/slide/14284164/

Turgescência está relacionado com o inchaço que as células-guarda sofrem ao receberem água por osmose, e como mostrado acima, não há influência dos cloroplastos nesse mecanismo.

I. Verdadeiro. Os estômatos são responsáveis pelas trocas gasosas, ou seja, saída de O2(g) / H2O(g) e entrada de CO2(g) pra realização da fotossíntese. Como a fotossíntese necessita da energia luminosa, de maneira geral, as plantas têm seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite.

II. Falso. Há perda de água por outras estruturas (como a parte de cima da folha).

III. Verdadeiro.

IV. Falso.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
ahyesterday
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Jul 2017, 15:00
Última visita: 22-01-21
Agradeceram: 1 vez
Dez 2020 22 14:02

Re: (Mack-2006) Fisiologia vegetal

Mensagem não lida por ahyesterday »

MateusQqMD escreveu: 22 Dez 2020, 11:18 Olá, ahyesterday.

O movimento estomático é determinado pela entrada e saída de íons potássio nas células-guarda. Em presença de luz ou em baixa concentração de gás carbônico, íons potássio (K+) são bombeados para o interior das células estomáticas. O aumento da concentração desse íon faz as células estomáticas absorverem água de suas vizinhas por osmose, o que causa aumento de volume e abertura do estômato. Em situação inversa, ou seja, na ausência de luz ou em altas concentrações de CO2, as células estomáticas perdem íons potássio; com isso, diminui sua pressão osmótica e elas perdem água, o que acarreta o fechamento do ostíolo.

fonte: AMABIS, JOSÉ MARIANO; MARTHO, GILBERTO RODRIGUES.
Abertura+e+fechamento+dos+estômatos.jpg fonte: https://slideplayer.com.br/slide/14284164/

Turgescência está relacionado com o inchaço que as células-guarda sofrem ao receberem água por osmose, e como mostrado acima, não há influência dos cloroplastos nesse mecanismo.

I. Verdadeiro. Os estômatos são responsáveis pelas trocas gasosas, ou seja, saída de O2(g) / H2O(g) e entrada de CO2(g) pra realização da fotossíntese. Como a fotossíntese necessita da energia luminosa, de maneira geral, as plantas têm seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite.

II. Falso. Há perda de água por outras estruturas (como a parte de cima da folha).

III. Verdadeiro.

IV. Falso.

Obrigada pelo retorno e pela grande ajuda :)
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1062 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Dez 2020 22 17:26

Re: (Mack-2006) Fisiologia vegetal

Mensagem não lida por MateusQqMD »

De nada =)⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Reino Vegetal”