Página 1 de 1

Movimentos vegetais

Enviado: Qui 26 Nov, 2020 14:53
por retrofuture
Avalie as proposições a seguir e assinale com V aquelas que considerar verdadeiras e com F as que considerar falsas.

( ) Gravitropismo é um termo equivalente a fototropismo.
( ) O fototropismo positivo do caule é decorrente do acúmulo de auxina no lado escurecido desse órgão, o que provoca maior crescimento das células desse lado em relação às células localizadas no lado iluminado.
( ) Anterozoides de briófitas deslocam-se até onde se localiza a oosfera por um mecanismo de quimiotropismo.
( ) No hidrotropismo, as raízes crescem acentuadamente no sentido das fontes de água do solo.
( ) Ocorrerá anulação do geotropismo se uma planta envasada for colocada em posição horizontal e submetida a uma rotação constante. Nesse caso, não ocorrerá acúmulo de auxina nas células da região de crescimento, e o caule cessará o seu crescimento.

Re: Movimentos vegetais

Enviado: Qui 26 Nov, 2020 15:52
por Planck
Olá, retrofuture.

Vamos analisar os itens:

(F) Fototropismo ou fototaxia é a proposito da designação dada ao movimento de certos dos seres vivos em reação a estímulos luminosos. O geotropismo ou gravitropismo é um tipo de tropismo que ocorre quando uma planta é colocada horizontalmente, as zonas do caule e da raiz voltadas para baixo recebem maior quantidade de auxinas do que as zonas superiores.

(V) Os caules apresentam fototropismo positivo, pois crescem em direção à fonte de luz. As raízes apresentam fototropismo negativo, crescem em sentido contrário ao da fonte de luz.

(F) O termo correto é quimiotactismo.

(V) Um exemplo característico são as plantas do Cerrado.

(F) Me parece que o item fica falso porque menciona que não haverá crescimento. Observe essa questão do ENEM com a mesma ideia: http://download.inep.gov.br/educacao_ba ... /70920.pdf.