Reino Vegetal(UNESP 2014) Fisiologia Vegetal

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Lars
Guru
Mensagens: 387
Registrado em: Seg 19 Nov, 2018 16:02
Última visita: 03-01-22
Nov 2020 12 10:03

(UNESP 2014) Fisiologia Vegetal

Mensagem não lida por Lars »

Duas vizinhas, A e B, tinham, cada uma delas, um vaso de barro com uma mesma espécie de planta, de mesmo porte e idade. Quando saíram em férias, a vizinha A colocou seu vaso dentro de um balde com água, tomando cuidado para que o nível de água chegasse à borda do vaso, e envolveu o balde com um saco plástico, fechando o saco na base do caule da planta, para evitar a evaporação da água pela superfície do balde. A parte aérea da planta não foi envolta pelo saco plástico. A vizinha B colocou seu vaso debaixo de uma torneira pingando, tomando o cuidado para que o gotejamento mantivesse a terra apenas úmida, mas não encharcada. Ambos os vasos foram mantidos nas varandas das respectivas casas, bem iluminados e ventilados, mas protegidos do sol. Ao final de dois meses, quando retornaram das férias, verificaram que uma das plantas estava morta, enquanto a outra se mantinha viçosa.

Qual das plantas morreu? Justifique sua resposta.
Resposta

A planta A morreu. O encharcamento permanente impede a oxigenação do sistema radicular, ocorrendo o fenômeno da seca fisiológica. O transporte de nutrientes minerais, que depende da energia liberada na respiração, está prejudicado, o que acarreta redução na absorção de água por osmose. Por outro lado, o excesso de água e o déficit de oxigênio facilita a multiplicação de bactérias que acabam provocando a morte das raízes.
Não entendi a relação feita por essa resposta, eu até entendi que foi a planta A, entretanto a minha resposta foi feita a partir da perspectiva da transpiração pela copa nas folhas e consequente seca que o processo geraria.

Última edição: MateusQqMD (Sex 13 Nov, 2020 10:45). Total de 1 vez.
Razão: arrumar diagramação do texto.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”