Reino Vegetal(OBB-2017) Botânica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Jun 2020 06 09:38

(OBB-2017) Botânica

Mensagem não lida por joãofw »

Trecho de um texto publicado na internet: Das principais diferenças de espinhos e acúleos em plantas, podemos destacar o fato de que acúleos não apresentam feixes vasculares.”

(http://www.mundoeducacao.com)

Acerca das diferenças entre espinhos e acúleos, é INCORRETO afirmar que:

a.
Por surgirem de folhas modificadas, laranjeira, por exemplo, ou de modificações de gemas, cactáceas, por exemplo, os espinhos apresentam vasos condutores de seivas, já que essas estruturas são vascularizadas.

b.
Os acúleos são modificações da epiderme que surgem a partir da proliferação dessas células. Assim como nos espinhos foliares são adaptações para reduzirem a perda de água por transpiração.

c.
Nas cactáceas, os espinhos foliares, são folhas modificadas, e apresentam as funções de economia hídrica e de proteção contra predadores.

d.
Espinhos caulinares como os do limoeiro, são adaptações importantes para a redução da superfície de perda de água e representam, assim como nos acúleos, importante adaptação à seca.

e.
Além da presença de espinhos foliares, folhas com superfície reduzida, poucos estômatos nas folhas, cutícula queratinizada, parênquima aquífero desenvolvido, dentre outras, são adaptações das plantas xerófilas à seca.
Resposta

b
Bom dia pessoal. Não concordei com o gabarito, eu marcaria a alternativa "d". Se não me engano, o acúleo possui a função de defesa .




Avatar do usuário
fkaio
2 - Nerd
Mensagens: 110
Registrado em: Sáb 30 Mai, 2020 12:28
Última visita: 30-08-20
Localização: Piauí
Jun 2020 06 11:44

Re: (OBB-2017) Botânica

Mensagem não lida por fkaio »

Eu acredito que a letra B está sim incorreta, pois os os acúleos por serem só uma projeção pontiaguda da epiderme não é relacionado a perda de água na planta, mas sim com a questão de defesa da planta contra a herbivoria. No entanto, na letra d tem esse mesmo erro, em relacionar acúleo com perda de água, além disso não tenho certeza se os acúleos são especificamente uma adaptação típica somente de ambientes seco.



"Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não, do tamanho da minha altura..."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Jun 2020 06 12:33

Re: (OBB-2017) Botânica

Mensagem não lida por joãofw »

e agora? Qual devo marcar então?

Última edição: joãofw (Sáb 06 Jun, 2020 12:34). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”