Reino VegetalProblema ambiental + fotossínte

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 12 06:46

Problema ambiental + fotossínte

Mensagem não lida por zwe »

Uma esperança de fonte renovável de energia para os próximos anos reside no biodiesel. Esse combustível é produzido a partir de óleos e outros compostos vegetais ou animais, e desempenha função semelhante à do diesel de origem fóssil.
A respeito disso, assinale a alternativa correta.

a.
O biodiesel de origem vegetal tem bastante energia por vir de organismos produtores, situados mais acima na pirâmide energética.

b.
O uso de biodiesel contribui para o aquecimento global.

c.
A substituição da vegetação nativa por outra espécie de planta, visando à produção de biodiesel, reduz a biodiversidade.

d.
O CO2 fixado pela planta durante a fotossíntese retornará à atmosfera quando o biodiesel for queimado.

e.
A queima do biodiesel não polui o meio ambiente.


Por que as letras B e C estão incorretas?

Resposta

D




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 12 20:03

Re: Problema ambiental + fotossínte

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, o biodiesel, apesar de sua origem vegetal, ele queima (sofre combustão) assim como os outros tipos de combustíveis, logo, ele libera para a atmosfera CO2 do mesmo modo (a questão D mesma fala sobre isso e corrobora o que eu estou dizendo), sendo assim, ele também contribui, apesar de em menor quantidade, o aquecimento global, desse modo, a alternativa B configura-se como errada.
Já a alternativa C é questionável, eu diria que ela também está correta. Não sei de qual vestibular é essa questão, mas provavelmente seria uma questão passível de anulação, já que impinge ao aluno ter de escolher a questão "mais correta". A única forma da alternativa C está "errada" é se considerarmos que a biodiversidade continuará existindo se houver o replantio em outra área dessas plantas nativas ou que a biodiversidade local possa, de algum modo, adaptar-se, etc, mas ainda sim é questionável.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”