Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Reino VegetalFotoperiodismo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: 20 Set 2019, 10:24
Última visita: 09-11-19
Agradeceu: 179 vezes
Agradeceram: 13 vezes
Out 2019 10 04:35

Fotoperiodismo

Mensagem não lida por zwe »

Os fenômenos biológicos são muitas vezes regulados pelo fotoperíodo, que é a variação periódica entre a duração dos dias e das noites. Dentre os fenômenos regulados pelo fotoperíodo, pode-se citar a floração das plantas, que, de acordo com a resposta, são divididas como plantas de dias longos, que florescem quando o fotoperíodo aumenta, e plantas de dias curtos, que florescem com a redução do fotoperíodo, além das neutras, que não são reguladas pelo fotoperíodo. Observe o esquema dos experimentos abaixo, em que as plantas hipotéticas A e B, respectivamente plantas de dias longos e dias curtos, foram submetidas a diferentes fotoperíodos.
Imagem em anexo

A partir da análise conjunta dos três experimentos, é correto afirmar que:

a.o fotoperíodo influencia somente a planta A.
b.a duração do dia é um fator mais determinante na floração que a duração da noite.
c.a duração da noite é um fator mais determinante na floração que a duração do dia.
d.o fotoperíodo influencia somente a planta B.

Fiquei em dúvida ente B e C.
Alguém poderia me explicar como eu devo fazer para analisar qual é o fator mais determinante na floração??
Resposta

C
Anexos
experimento.png
experimento.png (27.23 KiB) Exibido 2192 vezes

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Out 2019 10 22:05

Re: Fotoperiodismo

Mensagem não lida por Sypru »

Essa questão é uma pegadinha pura! Deve-se ser bem atento tanto ao enunciado como principalmente ao esquema.
Podemos facilmente eliminar A e B porque é visível que ambas as plantas sofreram alguma alteração mediante a modificação do fotoperíodo, porém, a pegadinha maior está na terceira imagem! Note que nas duas primeiras imagens, o período de análise é de 24 horas, com a parte negra ocupando mais ou menos umas 16 horas (ou 16 horas de dia logo ou 16 horas de noite longa), já a última imagem, o período do experimento é de 32 horas! Logo, mediante a mesma incidência de sol de 16 horas (o que caracterizaria um dia longo no experimento 1) não foi suficiente para florescer a planta A, diz-nos que o que determina sua florescência não são as horas de sol e sim as horas de noite, assim como ter um dia de 16 horas não faz diferença para a planta B desde que a noite seja de 16 horas, sendo assim, a duração da noite é um fator mais determinante na floração que a duração do dia.

A questão passa a ser uma pura interpretação do esquema.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Fotoperiodismo- Botânica
    por Liliana » » em Reino Vegetal
    1 Respostas
    2084 Exibições
    Última mensagem por Sypru

Voltar para “Reino Vegetal”