Reino Vegetal(PUC) Fotossíntese

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2019 02 18:00

(PUC) Fotossíntese

Mensagem não lida por danimedrado »

Uma solução contendo vermelho de cresol foi colocada em quatro tubos de ensaio. Essa solução apresenta cor púrpura. O aumento de CO2 torna a solução amarela e a diminuição de CO2 deixa a solução com uma coloração púrpura intensa. Em cada tudo foi colocada uma folha de árvore do mangue e depois os tubos foram fechados e lacrados. O "estado" da folha e as condições às quais os tubos foram submetidos constam abaixo:
I. Folha seca, no escuro.
II. Folha seca, sob luz forte.
III. Folha recém-coletada, no escuro.
IV. Folha recém-coletada, sob luz forte.

Espera-se que, após algum tempo, a solução indicadora adquirirá cor púrpura intensa e amarela, respectivamente, nos tubos:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e II.
d) IV e I.
e) IV e III.
Resposta

e
Alguém poderia me explicar essa questão, por favor?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 04 21:16

Re: (PUC) Fotossíntese

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, dani. Vou tentar de ajudar com essa aqui.

Algumas horas após o início do experimento, a solução dos tubos contendo folhas recém-coletadas expostos à luz estará púrpura intensa, indicando elevação do pH, causada pelo consumo de CO2. A solução dos tubos mantidos no escuro estará amarela, indicando diminuição do pH, provocada pelo aumento de CO2 produzido pela respiração das folhas. As plantas respiram tanto no ambiente iluminado quanto no escuro. No ambiente iluminado, porém, todo o CO2 liberado na respiração é utilizado na fotossíntese.

Folas secas não realizam respiração nem fotossíntese, por isso não é observada nenhuma mudança nos tubos I e II.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”