Reino VegetalBioenergética - fotossíntese Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2019 28 15:36

Bioenergética - fotossíntese

Mensagem não lida por danimedrado »

No Ano Internacional da Luz, impossível não falar do processo essencial à vida: a fotossíntese. Há cerca de 2,4 milhões de anos, micro-organismo (cianobactérias) desenvolveram a capacidade de utilizar a água como um dos ingredientes no processo de transformação de energia luminosa em energia química, caracterizando o processo fotossintético. Como subproduto dessas reações, o oxigênio molecular começou a ser produzido e acumulado na atmosfera, mudando a história da vida da Terra. A utilização do O2 atmosférico, por meio da respiração celular, propiciou o aparecimento da vida aeróbica. Hoje em dia, 99,8% da produção de matéria orgânica, para outros organismos na face da Terra, é decorrente da fotossíntese oxigênica.
Considerando-se as afirmações contidas no texto e os conhecimento a respeito da origem, desenvolvimento, importância e fisiologia do processo fotossintético, é correto afirmar:
01) A existência da vida prescinde de um suprimento contínuo de energia.
02) Esse processo fotossintético é responsável por todo o nosso alimento, pelo combustível fóssil e pela biomassa que ocorreu tanto no passado quanto no presente.
03) A liberação do oxigênio molecular ocorre a partir da fotólise da água, caracterizando seu objetivo.
04) Esse processo fotossintético foi responsável em transformar, de maneira imediata, uma atmosfera ligeiramente redutora em oxidante, com a liberação do oxigênio.
05) Diferentemente da respiração, a fotossíntese é um processo de redução que ocorre em todos os organismos eucariontes.
Resposta

2
Alguém pode me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado a 3.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jul 2019 28 19:25

Re: Bioenergética - fotossíntese

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, dani

Acredito que o erro esteja em afirmar que o objetivo da fotossíntese seja a liberação de oxigênio. Este é apenas um processo secundário, sendo a conversão de energia luminosa em energia química seu objetivo principal.

A segunda alternativa caracteriza o processo fotossintético. Caso você tenha alguma dúvida específica, sugiro que mande aqui no tópico que daí eu tento explicar algo.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”