Reino Vegetal(UENP 2015) Botânica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Set 2018 26 10:58

(UENP 2015) Botânica

Mensagem não lida por danimedrado »

O Reino Plantae é dividido em dois grandes grupos: Criptógamas e Fanerógamas. Seus representantes são eucariontes, pluricelulares e autótrofos. Existem duas categorias de espermatófitas: as gimnospermas (do grego, sementes nuas) e as angiospermas (também do grego, sementes em recipiente, ou sementes contidas em uma urna). O maior grupo das gimnospermas é representado pelas coníferas, e a principal inovação das angiospermas é o fruto.
Sobre as duas categorias citadas, podemos afirmar que no ciclo de vida:
a. Ambos os grupos apresentam gametófito independente do esporófito e a fase duradoura do ciclo é a gametofítica.
b. As gimnospermas apresentam gametófito dependente do esporófito e esse é protegido por pétalas e sépalas.
c. As angiospermas apresentam o esporófito como fase efêmera e dependente do gametófito;
d. As flores aparecem nos dois grupos, contendo o gametófito, que após a fecundação formará a semente.
e. As angiospermas apresentam tanto as flores femininas quanto masculinas reunidas em um único estróbilo.
Resposta

D
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu marquei a letra E e não a D, visto que a D afirma que gimnospermas possuem flores, o que é um advento apenas das angiospermas.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 13 14:14

Re: (UENP 2015) Botânica

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, danimedrado. Há certo equívoco no teu conhecimento. Há flores, sim, nas gimnospermas, é chamada de estróbilo (que está até mesmo exposto, erroneamente, na alternativa E), apesar do fato de "pinho" não ser tão facilmente reconhecido como uma flor, trata-se da forma a qual contém os gametófitos sobre os esporófitos. Houve uma confusão sobre o nome e os anexos presentes em cada grupo. Loo, a alternativa D está correta. As outras alternativa apresentam informações contraditórias. É preciso saber que a fase duradoura desses dois grupos é o esporófito, que não há presença de pétalas e sépalas no estróbilo (por isso que tu podes ter achado que não há flor nas gimnospermas), entre outras informações que estão postas de forma oposta à verdade.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”