Reino Vegetal(MACKENZIE 2015) Botânica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Set 2018 26 09:38

(MACKENZIE 2015) Botânica

Mensagem não lida por danimedrado »

Nas plantas superiores (gimnospermas e angiospermas), a fase gametofítica é bastante reduzida e desenvolve-se no interior do próprio esporângio.
Os gametófitos masculino e feminino, nessas plantas, correspondem, respectivamente, ao
a. grão-de-pólen e óvulo.
b. célula do tubo polínico e endosperma.
c. tubo polínico e saco embrionário.
d. microsporócito e megasporócito.
e. célula espermática e oosfera.
Resposta

C
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado a A.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2018 27 22:15

Re: (MACKENZIE 2015) Botânica

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, danimedrado !

O grão de pólen é o gametófito masculino, ou microgametófito, parcialmente desenvolvido. Ele é liberado pelo microsporângio e transferido pelo ar para perto do gametófito feminino que se encontra no interior do óvulo. Essa transferência é chamada de polinização. O tubo polínico é uma estrutura tubular correspondente ao microgametófito maduro, pelo qual o gameta masculino, denominado célula espermática, chega até à oosfera, fecundando-a.

O gametófito feminino (megagametófito), também chamado de saco embrionário, é um conjunto de sete células. Duas das células próximas à micrópila são denominadas sinérgides; a terceira, localizada entre elas, é a oosfera, o gameta feminino. As três células no pólo oposto são chamadas de antípodas e a grande célula que contém os dois núcleos polares é chamada de célula central.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”