Reino VegetalCondução de seiva Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Set 2018 25 20:25

Condução de seiva

Mensagem não lida por danimedrado »

O esquema representa uma experiência que foi realizada para se entender a pressão positiva da raiz. Foi adaptado um manômetro de vidro com mercúrio em um pedaço de caule remanescente.
download.jpg
download.jpg (14.19 KiB) Exibido 2186 vezes
A respeito do mecanismo que ocorre no interior da planta, foram feitas as seguintes afirmações:
I. esse mecanismo é suficiente para explicar como uma árvore consegue conduzir a seiva bruta até o seu ápice.
II. a absorção da água na raiz, que entra por osmose, gera uma pressão que impulsiona a seiva bruta para cima;
III. uma raiz de pequena área de absorção promove o mesmo efeito de condução da seiva pelo floema, se comparada com uma raiz de maior área.
IV. a seiva é impulsionada no manômetro, devido à influência da transpiração estomática.
Está correto apenas contido em
01) II
02) III
03) I e IV
04) I e III
05) II e IV
Resposta

01
Alguém poderia me explicar essa questão? Eu imaginava que o que impulsionava a seiva bruta para cima era a perda de água das folhas e não o processo de osmose da raiz.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2018 25 20:47

Re: Condução de seiva

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Observe, com cuidado, as alternativas.

I. Falso. O erro do item está em afirmar que ele é suficiente, a pressão da raiz é um dos fatores responsáveis pela condução da seiva bruta até o ápice do caule. O grande influenciador desse processo, como você já disse, é a transpiração que ocorre a partir das folhas, que é responsável por todo o processo conhecido como Teoria de Dixon.

II. Verdadeiro. Há uma bomba de responsável por levar sais para o interior do xilema. Como já afirmado na questão, surge, em consequência disso, um processo de osmose que promove a elevação da seiva bruta (mais água vai entrando e a que já está presente é "empurrada" para cima).

III. Falso. Basta pensarmos em capilaridade.

IV. Falso. Há uma pegadinha muitooo forte nesse item. A água realmente é impulsionada devido à influência da transpiração estomática. Mas é necessário que você visualize a adaptação feita no pedaço de caule da imagem, pois é retirada toda a parte do caule em que há folhas, ou seja, não haverá, nessa situação, transpiração estomática. Todo o esquema foi montado a fim de entender o mecanismo de pressão positiva da raiz, por esse motivo as folhas foram retiradas.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”